Moçambique: Avarias comprometem uso do cartão “Famba”

1313

As constantes avarias das máquinas montadas nos autocarros de transporte de passageiros esta a ser o motivo para o abandono do uso do cartão “Famba“, na Região Metropolitana de Maputo, Moçambique.

Segundo o que foi revelado pelos operadores de transporte, a sociedade civil da capital moçambicana aderiu em massa aos cartões, mas actualmente os usuários por dia não passam de dez em cada autocarro com o sistema activo.

O número reduziu significativamente devido a avarias constantes das máquinas que se mantém desligadas por muito tempo, o que limita o usuário de gastar o valor recarregado“, disse Arnaldo Djohane, automobilista.

Ivete Simbine, cobradora, diz que os problemas das avarias foram sempre constantes, embora que não eram muito notáveis, visto que havia agentes nas paragens para contornar essa situação, e onde hoje os técnicos não aparecem quando os problemas são reportados.

De informar ainda que a existência de duas máquinas no autocarro, uma de pagamento e outra de validação da viagem é um outro problema que preocupa os utentes. Isso torna fácil as pessoas se esquecerem de fazer a validação no fim da viagem, o que faz com que seja perdido todo o saldo no cartão, porque quando não se faz, a cada volta que o autocarro efectuar, o sistema retira o valor de forma automática, considerando que o passageiro continua a viajar.

MAIS:  Província da Huíla vai contar com sistema de bilheteria electrónica nos transportes públicos

Por isso, várias pessoas sugerem a criação de um meio, através do qual poderão se conectar e pedir a validação da viagem de forma virtual.

Castigo Nhamane, Presidente da federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO) disse que adesão não é a esperada, visto que o sistema não está muito bem consolidado, causando perda constante de rede e avarias. Acrescentou ainda que há necessidade de se concertar este impasse uma vez tratar-se de um sistema bom que devia ser usado por todos.

De informar que essa inovação tecnológica “Famba” é um método de pagamento promovido pela AMT (Agencia Metropolitana De Transporte De Maputo) e é usado para fazer o pagamento de transporte na Area Metropolitana de Maputo que inclui cidade de Maputo, Boane, Matola, Marracuene, Namaancha, Manhiça,Katembe e Ponta D’ouro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui