[MWC 2018] Empresa Tunisina apresenta projecto inovador envolvendo comunicações sem fio

1209

A equipe do MenosFios está na MWC em Barcelona com o apoio da TVCABO.


Se esteve atento aos nossos artigos, deve ter entrado em contacto com uma informação que coroava a Tunísia como o país africano melhor representado na MWC. Das mais variadas empresas que participam no evento com a bandeira Tunisina, tivemos a chance de ouvir por alguns minutos o representante da Codintek que partilhou o actual projecto da empresa.

 

Durante a visita ao stand da Tunísia, conversamos por alguns minutos com o CEO da Codintek, Mahamed Tlich, que explicou como a empresa opera e por que ela considerada uma mais valia.

A actividade principal da empresa, actualmente, envolve a criação e desenvolvimento de sistemas de comunicação sem fios. Os sistemas desenvolvidos pela Codintek são criados de acordo com as necessidades do utilizador, principalmente para grandes sistemas distribuídos.

Mahamed Tlich , CEO da Codintek

Um dos exemplos citados pelo responsável da Codintek foi uma rede um sistema de câmaras, geralmente utilizadas para monitorar áreas extensas. Em condições normais, cada uma dessas câmaras tem de estar conectada a uma estação central, obrigado a sistemas complexos de gestão. Segundo Mahamed Tlich, usando o sistema da Codintek, basta que uma das câmaras (ou dispositivo ligado em rede) tenha conectividade com a central. Essa câmara com conectividade vai contactar a câmara seguinte e assim conseguem cobrir uma grande extensão.

O sistema tem aplicação para a gestão de drones ou ainda para interligar centenas de sensores que devem enviar informações em tempo real. A empresa usa a frequência de 5.8 GHz, no entanto se o cliente tiver uma frequência especifica, o sistema pode ser customizado.

Continuaremos a acompanhar a empresa nos próximos tempos para confirmar a sua expansão em África.