Samsung Galaxy S9 Plus tem a melhor câmara de sempre num smartphone

3972

Quando efectuamos o teste do Samsung Galaxy S9 na MWC 2018, referenciamos que a grande estrela do smarphone era a sua câmara. Para terem uma ideia, a câmara foi o factor mais relevante para cogitar um upgrade do Galaxy S8 para o S9.

Mas câmaras não são a nossa especialidade. São especialidade da equipe do DxOMark, que vem testando e criando um ranking de câmaras nos últimos tempo.

Com uma pontuação geral de 99, o Samsung Galaxy S9 Plus tem a nova câmera que consegue bater a concorrência a nível dos smartphones. A pontuação geral de 99 é a mais alta já dada e conseguiu superar a do Google Pixel 2 por apenas um ponto. O iPhone X ficou em terceiro, com uma pontuação total de 97.

“O S9 Plus vem com uma câmera que não possui fraquezas óbvias e que funciona muito bem em todas as categorias de teste de fotos e vídeos… A pontuação da foto de 104 pontos é a melhor que já vimos até agora”. – Concluiu a equipe do DxOMark

Quando a pontuação para vídeos, o Galaxy S9 ficou com modestos 91 pontos,  mas ainda encontra-se no padrão da elite.

Como é feito o teste pelo DxOmark?

Para não ficarmos a debater sobre a subjectividade do teste, a equipe revelou os padrões para a pontuação que combina o desempenho em fotografia e em gravar vídeos. Como referido acima, se considerarmos apenas fotos, o Galaxy S9+ teve uma nota de 104, superior ao iPhone X (101) e Google Pixel 2 (99).

Mas nem tudo foi perfeito para o S9, pois o Google Pixel 2 venceu algumas subcategorias como:

  • “Exposição e Contraste”,
  • “Cor”,
  • “Autofoco”
  • “Textura”.

Por sua vez, o Galaxy S9+, venceu nas seguintes subcategorias:

  • “Ruído”,
  • “Zoom”
  • “Bokeh” (desfoque do que está em segundo plano).

Aposta certa da Samsung?

A dual camera, com abertura variável (de f/1,5 a f/2,4 ) parece estar a dar os seus frutos,   a segunda câmera tem uma lente teleobjetiva para tirar fotos de objetos mais distantes, melhorando o zoom e a variação de abertura garante o ruído menor.

Os testes detalhados podem ser encontrados no DxOMark

Então, a qualidade da câmara é suficiente para lhe fazer mudar de smartphone?