Grande ataque DDos nos EUA gera perturbações na internet a nível mundial

1403

A internet mundial está a sofrer uma série de ataques, causando quebra em muitos sites em quase toda parte do planeta. Se você está a enfrentar problemas ao acessar determinados serviços desde a manhã desta sexta-feira, é por causa da instabilidade generalizada aos servidores da Dyn.

Conheça as principais vantagens do protocolo VoIP

Trata-se de uma série de ataques de negação de serviço DDoS (Distributed Denial of Service Attack) contra a Dyn, uma das principais empresas fornecedoras de serviços de DNS do mundo. A Dyn informou, em sua página que estava a monitorar e a combater um ataque contra os servidores do Dyn Managed DNS, o que impacta especialmente o acesso à servidores localizados na costa leste dos Estados Unidos.

A Dyn possui muitos clientes e na sua maioria empresas grandes e de renome a nível mundia, com isso, a lista de possíveis afectados pelo ataque de negação de serviço é enorme. Fala-se em mais de 60 sites que enfrentaram e continuam a enfrentabilidades instabilidades, tais como SoundCloud, Spotify, Twitter, CNN,  PayPal, GitHub, Pinterest, Reddit, Netflix e New York Times, etc.

Até ao momento, não se sabe exactamente o motivo dos ataques à Dyn, alguns sites ligados à segurança, adiantam que provedores de infraestrutura estão a sofrer várias tentativas de extorsão. E o responsável por trás disso está a exigir uma quantia de valores monetários para cessar os ataques. O DDoS contra os serviços é bastante poderoso, com taxas a ultrapassar até 1 TB por segundo.

DDoS é um tipo de ataque que derruba tipicamente servidores de internet. Diferentemente dos ataques tradicionais de hackers, que invadem um sistema para danificar arquivos ou infectar servidores, no DDoS os servidores são apenas sobrecarregados, deixando o sistema indisponível para os usuários.

O MenosFios está atento as novidades e manterá os nossos leitores informados sobre tudo que se passa nesta sexta-feira que ficará marcada na história.