Nokia anuncia: Adeus Symbian, agora é de vez.

2690
Smartphones com Symbian OS
Adeus universo Symbian?!

Há anos que escrevo artigos a anunciar a “morte” do conhecido sistema operativo móvel usado pela Nokia (e não só), o Symbian OS. De algum modo milagroso, o Symbian sempre arranja uma forma de sobreviver. Foi assim quando a Sony/Ericsson (agora apenas Sony) decidiu eliminar o S.O do seu catálogo, preferindo o Android. Foi assim quando a própria Nokia decidiu investir no Meego, no Maemo e, mais recentemente, no Windows Phone. O Symbian sobreviveu sempre!

Atenção que não falamos de telemóveis de baixo custo, estamos a falar de “telemóveis inteligentes”, ou seja, smartphones. O último grande exemplo do amor que a Nokia tem pelo Symbian, foi dado no lançamento do Nokia 808 pureview, o tal smartphone com uma câmera de 41 Megapixels, que não fez tanto sucesso assim. Se perguntarem os motivos do insucesso, eu tentaria advinhar, começando com a letra “S” e…

Desta vez, parece que é de vez (R.I.P, D.E.P , Adeus, Au Revoir, Auf Wiedersehen, Adiós…). A Nokia está cansada de lutar pelo Symbian e vai para de produzir Smartphones com esse sistema operativo. Boas notícias para a Microsoft, que verá o seu Windows Phone ganhar projecção na empresa que dominava o mercado há 7 anos. Agora tem uma chance de subir com a Microsoft ou se afundar para sempre.

Para os que acham que o Symbian ainda pode ter chances de sobrevivência, fica aqui a “fatia” de mercado dos principais S.O’s:

  • Android – 74,4%
  • iOS – 18,2%
  • BlackBerry – 3%
  • Windows Phone – 2,9%
  • Symbian – 0,6%

Vendo esses dados, não seria melhor a Nokia se render logo e passar para o Android?!

[Via]: Yahoo News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui