Novas chapas de matrículas, equipadas com código QR, começam a vigorar neste mês de janeiro

2250

No ano de 2016 surgiu a informação, garantido que os automóveis em Angola passariam a ter matrícula digital, mas foi agora revelado que as mesmas começam a vigorar já em janeiro deste ano e terão chips e códigos QR.

Segundo o Comandante Geral da Polícia Nacional, Comissário-geral Arnaldo Carlos, o país passa a contar com novas chapas de matrícula em viaturas neste primeiro mês de 2024, e entram igualmente em vigor os exames de condução multimédia.

Arnaldo Carlos assegurou que estão ultrapassados os constrangimentos que impediam a implementação das novas medidas em novembro do ano passado. Dá-se nota de que, nas novas características de matrícula de veículos, destacam-se a Bandeira Nacional, o mês e o ano da sua atribuição.

Pelo que informa o semanário Novo Jornal, as novas matrículas entrarão no País pelas mãos de quatro empresas privadas, licenciadas pela Direção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSER), mediante o resultado de um concurso público realizado em 2020 que contou com 29 empresas.

As empresas ‘Liftrent’, ‘Controlauto’, ‘Globaso’ e ‘Tecnafrica’ liderarão a implementação de uma medida inserida no Decreto Presidencial n.º 202/2016, de 27 de setembro, que regula as atribuições de chapas de matrículas para veículos automóveis e reboques.

Para a Direção Nacional de Viação e Trânsito (DNTV), as novas matrículas vão poder ajudar as autoridades policiais na prevenção e o combate ao crime.

Segundo Rui Bram (Superintendente – Chefe), o sistema tecnológico adotado para a implementação da nova chapa de matrículas dos veículos adequa-se às soluções tecnológicas da atualidade, seja do ponto de vista de segurança, de gestão do veículo, desde a sua importação, até ao usuário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui