Que novidades trará o Bluetooth 5 ?

1312

 

images

A 5ª geração do Bluetooth foi anunciada pelo seu grupo de desenvolvimento e mais informações serão reveladas  especificamente a 16 do mês corrente e logo a seguir estará a caminho dos mais variados dispositivos que usem a tecnologia. Iremos prover uma análise mais profunda sobre a tecnologia após a apresentação oficial.

Mas, aqui vão 5 coisas à saber sobre a tecnologia:

1. Será mais rápida

Nenhuma surpresa aqui, esta nova versão será mais rápida que a actual em dispositivos (Bluetooth 4.2 LE) com velocidades até 2Mbps.

2. Vai funcionar a distâncias ainda maiores

Todos sabemos que diferente do NFC o Bluetooth requer pareamento e uma certa distância entre os dispositivos trocando informação. Nesta nova versão a distancia entre dispositivos irá duplicar até mais de 200 metros, mas as exactas distâncias vão ser limitadas pelo Hardware que estiveres a utilizar.

3. Será mais “ciente do ambiente”

Bluetooth 5 vai ter características extra para que a tecnologia possa ser usada mais facilmente em locais fechados em conexão com dispositivos distribuidores de sinal também “cientes do ambiente”  para que por exemplo seja possível seguir direcções em um Shopping Center por exemplo.

4. Estará preparado para a Tecnologia das Coisas

A versão 5 irá ter várias optimizações em segundo plano para prover melhor performance quando instalado numa casa por exemplo e melhor economia de energia em dispositivos

5. Podes precisar de novos dispositivos

Ao contrário de alguns upgrades da tecnologia Bluetooth, a quinta geração pode requerer novos chips (embora kits antigos poderão fazer uso do upgrade ma obviamente sem as partes mais interessantes da nova versão) em suma podemos afirmar que todos os telefones de grandes marcas a partir de 2017 estarão equipados com a tecnologia e todas as suas características.

 

Até já com mais novidades.