Novo golpe, ladrões podem roubar sua impressão digital

1402

Os Hackers estão a usar uma nova tecnologia para roubar impressões digitais de fotografias. Fotografias tiradas com smartphones mostram detalhes suficientes para que o roubo seja possível.

Uma equipa de pesquisadores do Instituto Nacional de Informática do Japão, afirmou que as técnicas de reconhecimento de digitais estão a se tornar cada vez mais comuns. Seja para ter o acesso em smartphones e tablets, seja para verificar identidades. E isso está a começar a ser explorado pelos criminosos.

As câmaras de alta qualidade dos smartphones e as redes sociais têm aumentado o risco de invasões de informações pessoais.

Segundo os especialistas a maioria das pessoas não precisa de se preocupar, torna-se difícil para um possível atacante encontrar precisamente as impressões digitais da vítima a quem pretende roubar a identidade, pois não é assim tão comum tirar-se fotografias em que se mostram os dedos.

Segundo o pesquisador Isao Echizen, “Fazer um sinal de paz na frente da câmara, por exemplo, pode tornar as impressões digitais amplamente disponíveis. Segundo o pesquisador, os hackers nem precisariam de equipamentos avançados para recriar os traços dos dedos e principalmente se a área da impressão digital estiver iluminada.

Os pesquisadores já começaram a encontrar técnicas que possam ajudar as pessoas a se proteger as suas impressões digitais nas fotografias. De acordo com os pesquisadores, estão a desenvolver uma película protectora para os dedos. Feita com óxido de titânio.

O problema é que os cientistas vão levar, pelo menos, dois anos para aperfeiçoar a técnica antes de lançá-la. Até lá, esconda os dedos no momento de tirar fotografias.