O declínio das empresas de telefonia. Podem culpar o Skype e a tecnologia VoIP…

0
1754
skype
Em 2012 o tráfego telefónico internacional foi dominado pelo Skype…

Antes de começar esse tema, deixem-me fazer uma pergunta: ainda se lembram da  a Angola Telecom? Utilizam algum serviço dessa empresa?

Enquanto vão pensando, devo dizer-vos que as empresas (tradicionais) de telefonia, dominavam o mercado das comunicações,  onde a competição incluía os serviços de correio e fax principalmente.  Os terminais fixos eram um sonho,  conseguíamos nos conectar a pessoas ao redor do mundo numa questão de segundos. O grande problema desse tipo de serviço passou a ser a questão da mobilidade e dos custos.

Depois passamos à telefonia móvel, onde podemos enquadrar as nossas conhecidas Unitel e Movicel, que tornaram mais fácil a vida dos usuários, providenciando comunicações em qualquer ponto do país (e do mundo – agora me lembrei das imensas publicidades de roaming).

skype-viber-tango-qualeComo a tecnologia não espera por ninguém, nos últimos tempos tivemos o sucesso do VoIP (Voice Over IP – Voz por IP, tradução livre). Aplicativos como Skype, Viber, Tango e tantos outros utilizam essa tecnologia para estabelecer comunicações de voz e vídeo pela internet. Para quem já usa, pode confirmar que com o tempo, há menos atrasos durante as chamadas e a qualidade subiu exponencialmente.

No último estudo apresentado pela empresa Telegeography, o tráfego global de telefonia cresceu 5% em 2012, para 490 bilhões de minutos. Ao mesmo tempo, as conversas internacionais via Skype, por voz e vídeo, aumentaram 44%, para 167 bilhões de minutos (podem analisar no gráfico a diferença abismal no ano de 2012).

O crescimento do Skype de quase 51 bilhões de minutos é mais do que o dobro alcançado por todas as operadoras do mundo.

Agora peço para responderem a pergunta feita no início… imagino que o não vencerá essa votação.

Resumindo, Skype e companhia têm “roubado” o espaço das operadoras tradicionais e, mais recentemente, das operadoras de telefonia móvel. É tudo uma questão de números…

[Via]: IDG 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here