O Google perde? Só na China…

1242

Great-wall-of-china

É muito comum utilizarmos a frase “só na China” quando nos referimos a algo que muito dificilmente irá acontecer, como por exemplo dizer que nos dias de hoje o Google não é o motor de buscas líder em todos os países. Você talvez diga ” humm, só na China“. Pois, dessa vez você está correcto. É na china em que o Google está em segundo lugar como motor de buscas mais utilizado.

Parece estranho mas é de se esperar que um país com mais de um bilião de pessoas (1.344.130.000) tenha os seus próprios motores  de busca, isto também por causa da grande censura de conteúdo aplicada pelo governo chines. Eles não podem ter 100% do  controlo de um sistema estrangeiro, então porque não ter o seu para um total supervisionamento?

BAIDU (百度)

SEO-tips-baidu

Baidu é um sistema de buscas número um na China e número três a nível mundial, perdendo apenas para o Google e o Yahoo. O nome é proveniente de poema homônimo de Xin Qiji que foi escrito na época da dinastia Song. O Baidu possui um índice com mais de 740 milhões de páginas, 80 milhões de imagens e 10 milhões de ficheiros multimédia, ou seja isto é conteúdo que não mais acaba.

O QUE DIZEM OS NÚMEROS

O motor de buscas chinês ocupa as posições mais desejadas pelos grandes da internet. Segundo o site Alexa o Baidu encontra-se em quinto lugar no top dos 5oo sites mais populares do mundo, perdendo apenas para o Google, Facebook, Youtube e Yahoo. Mas na China é completamente diferente, o Baidu ocupa a primeira posição e o Google está em quinto, situação estranha mas é a pura verdade.

NO MUNDO

worldranking

NA CHINA

chinaranking

 

Quanto às visitas, os números dizem que o Yahoo desceu para a terceira posição deixando assim o Baidu passar para a segunda posição dos motores de buscas mais visitados no mundo, mas atenção que estes dados percentuais são dos últimos  três meses e estão em constante mutação. Neste caso o Google está com 6.63%, Baidu com 1.76%  e por ultimo o Yahoo 1.27%. Os números do Baidu não são admiráveis porque na china são mais de 564 milhões pessoas que acedem a internet.

estatisticasBAIDU

 

ALEM DAS BUSCAS

O Baidu não seria tão popular se apenas fosse um motor de buscas, ele também possui outros serviços alguns semelhantes ao do Google como o Baidu Images e o Baidu Video mas sem duvidas que um dos serviços mais interessantes alem das buscas é o  Baidu Baike, uma enciclopédia colaborativa em chinês. Ela possui mais artigos que o famoso Wikipedia, excepto a versão em inglês.

SEM ESPAÇO PARA O GOOGLE

Baidu-vs-Google

 

O Google é proveniente de um país em que as pessoas tem a liberdade de se expressar sem censura alguma, mas o mesmo não acontece  na China. Por este motivo o Google foi tendo sempre problemas com o governo e que resultaram em bloqueios de acesso ao sistema de buscas, consequentemente os utilizadores passaram a utilizar um sistema mais estável, o Baidu, que tem o supervisionamento do governo chinês.

Enquanto a China viver com essas censuras o Google irá perder sempre para o Baidu, mas só na China é claro.