O que há de novo no Windows 10?

0
1456

Ontem a Microsoft convidou a imprensa, parceiros e entusiastas para apresentar o novo sistema operativo, o Windows 10 e a visão da empresa para os próximos anos. As últimas apresentações da Microsoft fizeram com que houvesse um certo nível de cepticismo, mas as novidades apresentadas não deixaram a plateia indiferente.

1. Windows 10 será gratuito no primeiro ano

Windows_10_free

Para quem tem o Windows 7, Windows 8.1 e o Windows Phone 8.1 , pode começar a festejar, a Microsoft disponibilizará o novo sistema operativo a custo zero… pelo menos no primeiro ano.

O Windows 10 será disponibilizado para PCs durante a próxima semana e poderá ser baixado no site oficial

2. Assistente pessoal Cortana disponível para todos dispositivos

Cortana no Windows 10

O cortana foi integrado à versão do Windows 10 para desktops. Segundo a Microsoft, a Cortana será o motor de busca principal do Windows 10 , e foi programada para ter inteligência suficiente para manter uma conversa natural com os usuários. A nova versão da Cortana foi planeada até ao mínimo detalhe, oferecendo “ajuda” nas tarefass mais comuns, por exemplo procura de um tipo especifico de ficheiro. Há também a integração da Cortana com o novo navegador da Microsoft, o Spartan, o que garantirá a interacção com o sistema através de comandos de voz.

O Cortana estará disponível em mais 7 idiomas. Resta saber se o Português foi incluído desta vez…

 

3. Novo navegador: Spartan (Adeus Internet Explorer!?)

Spartan no Windows 10

O rumor que todo mundo queria confirmar: a Microsoft está a trabalhar num novo navegador!

Antes que façam uma festa enorme, deixem dizer que esse novo navegador é baseado no motor de renderização  Trident da Microsoft, o mesmo do Internet Explorer. Ainda assim a Microsoft promete que o Spartan será mais flexível do que o Internet Explorer e tem uma carta na manga, a integração com a assistente Cortana, o que permitirá uma interacção com o usuário ao mais alto nível.

Durante a apresentação, foi demonstrado um recurso bastante útil, fazer anotações directamente no navegador, basta clicar em qualquer zona da página e fazer a anotação.

Não se sabe ainda se o Spartan estará presente na versão que será lançada durante os próximos dias.

4. Regresso do Menu Iniciar

menu-iniciar-windows10

Mais uma reclamação foi atendida, teremos o regresso do tão amado “Menu Iniciar” que desta vez é uma junção entre o tradicional Menu Iniciar e a Modern UI introduzida no Windows 8.

Veja o vídeo oficial da Microsoft

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here