Pesquisador cria óculos inteligentes que focam no que a pessoa quer ver

1919

Um professor da Universidade de Utah, nos Estados Unidos de América, criou um par de “óculos inteligentes” que promete facilitar a vida de quem tem algum tipo de problema de visão.

Os óculos inteligentes com lentes à base de líquidos que podem ajustar perfeitamente o foco sobre o que uma pessoa está a ver, seja perto ou longe independentemente da distância. A ideia de desenvolver os óculos surgiu quando o professor Carlos Mastrangelo descobriu que tinha presbiopia, uma condição que afeta a maioria das pessoas a partir dos 45 anos.

“A maioria das pessoas que usa óculos de leitura tem que colocá-los e tirá-los o tempo todo, estas pessoas não precisarão mais fazer isso. Elas colocarão isto e verão bem”, disse o o professor Carlos Mastrangelo

O olho humano tem uma espécie de lente que ajusta a profundidade focal, depende do que você olhar. Mas à medida em que as pessoas envelhecem, esta lente perde sua capacidade de mudar de foco, razão pela qual muitas pessoas precisam de óculos de leitura ou bifocais para ver objetos de perto e óculos regulares para ver longe.

Os óculos inteligentes possuem membranas de borracha que seguram as lentes. A membrana traseira é conectada a três actuadores mecânicos que empurram a membrana para a frente e para trás. Desse modo, ela muda a curvatura da lente líquida, que é feita de glicerina e, como consequência, muda a distância focal entre a lente e o olho.

Antes de usar os óculos pela primeira vez, os usuários devem inserir os dados da sua receita num aplicativo que trabalha em conjunto com os óculos; em seguida,o aplicativo calibrará as lentes automaticamente via Bluetooth. O usuário só precisa fazer isso uma vez, a não ser que a prescrição dos óculos mude ao longo do tempo.

O professor acredita que o dispositivo poderá ser comercializado daqui a dois ou três anos. Segundo Mastrangelo, os óculos vão custar caro, mas vão valer o preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui