Playstation entra na onda indie: Mais de 100 titulos em desenvolvimento.

0
1659

Jogo Indie na Playstation

Os jogadores Sonistas ainda esperam pelos primeiros títulos que exploram o verdadeiro poder da consola, mas podemos ter a certeza de que os jogos indie estarão cada vez mais presentes na nova geração.

Na passada quarta-feira Adam Boyes representante da Sony em um evento em São Francisco revelou que mais de 1000 estúdios independentes estão agora licenciados para auto-publicar jogos para as plataformas PlayStation 3, PlayStation 4 e PS Vita. Ele também afirmou que mais de cem jogos indie estão actualmente em desenvolvimento para as três plataformas.

As boas noticias não param por ai, de acordo com o Destructoid, Boyes disse que 21 títulos de auto-publicação já foram disponibilizados para a Playstation 4, sendo que dentre eles, o jogo de terror e aventura chamado Outlast teve mais de 1,8 milhões de downloads, assim também como os jogos Mini-Roguelike e Don’t Starve que atingiram a marca de mais de 1 milhão de downloads.

Desde o anúncio da Playstation 4 que a Sony tem se flexível a causa indie. Como prova disso vários jogos indie foram mostrados durante a E3 e um deles foi nomeado como um dos títulos mais esperados para a plataforma.

No entanto a grande rival da Sony, ou seja, a Microsoft também tem seguido a mesma onda com Xbox One. Em março, a empresa anunciou que 25 títulos  indie seriam lançados para a consola por cortesia do programa [email protected], que fornece recursos de desenvolvimento para pequenos estúdios.

INFLUÊNCIAS DO MUNDO MOBILE

Ao analisarmos os últimos anos notaremos uma grande ascendência de pequenos estúdios de desenvolvimento de jogos a lançarem mais títulos bem sucedidos para smartphones do que para as consolas. Isto por causa das burocracias impostas pelas detentoras das consolas. Um exemplo é o processo de obtenção de uma licença de desenvolvedor onde com no máximo 100 USD é possível obter uma licença de desenvolvedor para os dispositivos mobiles mas conhecidos, mas o mesmo não acontece com as consolas, muitas delas só disponibilizam licenças para empresas registradas, afastando deste modo pequenas startups com ideias inovadoras.

As grandes empresas como a Sony e a Microsoft precisam revisar os seus processos de fornecimento de licenças para estúdios independentes, deste modo estariam a redespertar o interesse de muitos desenvolvedores que hoje se inclinam nas plataformas móveis.

Assim como acontece no mundo mobile, quanto maior for o número de jogos indies disponíveis maior será o número de pessoas a comprarem e a se divertirem com pequenos jogos e maior será também o número de pequenos estúdios a enriqueceram. E no final de tudo as detentoras das consolas sairão com a maior fatia do bolo.

Fonte: The Guardian

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here