Prémio Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação eleito em novembro

459

Será conhecido no próximo mês de novembro o vencedor do Prémio Nacional de Ciência e Inovação, que vem para estimular e reconhecer a contribuição de investigadores científicos, inventores e inovadores angolanos e estrangeiros residentes em território nacional, que se destacam nesta área, para o desenvolvimento sustentável do país.

A informação foi revelada pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Maria do Rosário Bragança, durante o discurso de abertura da primeira temporada do Programa Conexões, realçando ainda que nos próximos tempos vão publicar um edital com os requisitos para a candidatura ao prémio.

O edital, explicou, para a apresentação dos requisitos das candidaturas, é divulgado este mês, assim como a composição do corpo de júri. “Com o lançamento hoje, estaremos em condições de, em Novembro, fazer atribuição do prémio”, garantiu.

MAIS: Angola cria Prémio Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

A ministra reforçou, ainda, o anúncio da abertura, em 2025, pelo Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda, em construção no Distrito Urbano da Maianga. Com a conclusão das obras da infra-estrutura, informou, as instalações vão congregar empresas, Instituições do Ensino Superior (IES), organismos de investigação e desenvolvimento, incubadoras de empresas e laboratórios para promover projectos e actividades de desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo.

O MESCTI, adiantou, está a desenvolver o Programa de Promoção da Inovação e Transferência de Tecnologia do Plano de Desenvolvimento Nacional no período 2023/27, com prioridade para o reforço do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A tecnologia e a inovação, reconheceu, se destacam como pilares fundamentais para o futuro, com domínios no quotidiano da energia, agricultura, gestão de resíduos e economia circular, educação e inclusão digital, saúde e bem-estar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui