Rede multicaixa movimenta 12,9 biliões de kwanzas em 2024

767

rede Multicaixa movimentou, nos primeiros cinco meses deste ano, um montante de 12,9 biliões de kwanzas, representando um crescimento de 47% em relação ao período homólogo de 2023.

Os dados foram revelados no mais recente relatório da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), reiterando que nessa operação, o levantamento de numerário (cash out) correspondeu apenas a 15% do montante global movimentado, facto que revela a elevada taxa de transacionalidade eletrónica do sistema de pagamentos, sustenta a nota.

O documento acrescenta ainda que essa tendência de crescimento é especialmente notável, considerando que na última metade do ano tende a apresentar um aumento mais acentuado.

MAIS: Multicaixa Express cresce 83,9% e impulsiona sector dos pagamentos

Com base nesse padrão, espera-se que o volume transacionado na rede multicaixa, em 2024, se aproxime dos 35 biliões de kwanzas.

Por outro lado, o Sistema de Transferências a Crédito (STC) movimentou, em igual período, o montante de Kz 5,7 biliões, tendo transacionado, em 2023, o montante de 13,5 biliões de kwanzas, devendo encerrar o ano de 2024 com um montante de perto de Kz 15 biliões.

De acordo com a EMIS, o volume total processado nos sistemas de pagamentos de retalho (Multicaixa e STC) está a aproximar-se do equivalente a 100% do PIB não petrolífero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui