NVIDIA tornar-se a segunda empresa mais valiosa, atrás da Microsoft

572

A NVIDIA atingiu um marco histórico ao ultrapassar a Apple em valor de mercado e ao tornar-se a segunda empresa mais valiosa do mundo, atrás apenas da Microsoft. A ascensão meteórica da empresa especializada em chips de IA reflete o enorme potencial económico da inteligência artificial.

Este momento aconteceu ontem, quando a capitalização de mercado da gigante fabricante de chips atingiu os 3,01 biliões de dólares, colocando-a logo à frente da Apple, com 3 biliões de dólares. A surpresa foi temporária e a Apple recuperou o segundo lugar, mas ambas já estão apenas separadas por décimos e alternado nesta posição.

A NVIDIA tornou-se a grande referência da era da IA ​​ao ser o principal fornecedor de chips especializados que alimentam esta tecnologia. A sua posição de quase monopólio permite-lhe capturar a maioria do valor gerado pela explosão da IA ​​generativa. Esta sua capitalização bolsista é o melhor termómetro do impacto disruptivo da IA ​​e das expectativas que continua a gerar para o futuro.

MAIS: Nvidia. “Programar vai deixar de ser essencial devido à IA”

Este momento tem ainda a outra importância. As suas ações ultrapassam os 1.221 dólares, um recorde histórico. Além disso, no dia 7 de junho, será feito um split 1:10, para facilitar o acesso aos pequenos investidores. Até agora, e em 2024, a NVIDIA valorizou 153,4%, ao passo que a Apple apenas valorizou 5,8%.

Esta mudança de posições reflecte duas tendências opostas. Por um lado, a ascensão imparável da NVIDIA na força da explosão da IA ​​generativa. As suas receitas e lucros dispararam durante vários trimestres e quebraram recordes. Por outro lado, o abrandamento dos negócios da Apple, cujos últimos resultados anuais mostram um abrandamento apesar da sua posição privilegiada.

A NVIDIA tem, aparentemente, o mercado aberto para crescer ainda mais. A IA é uma tecnologia que irá crescer ainda mais e que irá necessitar de um poder de computação ainda maior, levando a uma procura ainda maior de hardware dedicado, aumentando as vendas da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui