Presidente da República inaugura incubadora tecnológica

2629

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou no dia de hoje(18), uma incubadora vocacionada a potenciar técnicos de telecomunicações, tecnologias de informação e informática, bem como pequenas, médias e grandes empresas, de modo a fortalecer esse sub-sector da economia nacional.

Localizada na zona dos CTT, distrito urbano do Rangel, município de Luanda, a incubadora tecnológica e denominada Digital.ao, é uma infra-estrutura orçada em 1.3 mil milhões de kwanzas, sendo que a construção das infra-estruturas teve início em 2016, mas, por razões objectivas, foi paralisada, tendo retomado no ano de 2019, e foi construída com o objectivo de transformar ideias inovadoras em negócios produtivos e sustentáveis, com incidência para as Startups emergentes em todo território nacional.

De acordo com o que foi revelado, o Digital.ao é uma plataforma que prevê a busca e oferecer, ao mercado, técnicos e profissionais de elevada qualificação e competência, fomentar o emprego e o auto emprego, bem como o aparecimento de Startups com capacidade para dar soluções às necessidades do mercado angolano.

Esta poderá, através das especializações, bem como do espaço de incubação, oferecer recursos e procedimentos que permitam às empresas trabalhar em um ambiente digital mais seguro, mais profissional, mais moderno através de serviços como registo e hospedagem de domínio.ao, e-mail corporativos, fábrica de software.

https://digital.ao/ao/

O projecto é tutelado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), tendo contando, entretanto, com o apoio de vários parceiros como a Huawei, Afrione,o Banco Africano de Desenvolvimento e o Banco Mundial.

Falando estruturalmente, o Digital.ao composta por dois edifícios. O primeiro com três pisos e inclui,  espaços multifuncionais, sala de videoconferência, laboratório de reparação de computadores e fábrica de software.

O segundo edifício, com um piso, é voltado para as qualificações técnico-profissionais, tem, além de outros compartimentos, salas de especialização em reparação, manutenção e configuração de computadores, impressoras e telemóveis, bem como em electrónica analógica, digital e robótica.

Com o relance do MINTTICS, a Incubadora Tecnológica Digital.ao, surge para suplantar os constrangimentos impostos pela Covid-19 na geração de emprego e no fomento do auto-emprego, através das suas várias especializações.

A adesão aos serviços disponíveis no Digital.ao deverá ser feita a partir do seu portal “Digital.ao“.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui