Huawei Angola e a Unitel apresentaram o programa Sementes para o Futuro 2021

0
1932

A Huawei Angola e a Unitel apresentaram no dia 28 de Outubro o Programa de Responsabilidade Social Corporativa Sementes para o Futuro 2021, que acontecerá entre 1 à 8 de novembro de 2021. O programa visa desenvolver talentos locais em TIC e aumentar a transferência de conhecimento.

É um programa sociocultural, socioeconômico e tecnológico que visa agregar valores a jovens talentos que cursam o ensino superior nas áreas de TIC.

O acto de inauguração teve lugar em Luanda e contou com a presença de convidados de honra, Secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Oliveira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Neto, Embaixador da China em Angola, Gong Tao , O Embaixador de Angola na China, João Salvador dos Santos Neto em formato online, o Diretor Regional de RH da Huawei Chen Yu, o CEO da Unitel Miguel Geraldes e o CEO da Huawei Angola, Edric Chu.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Oliveira, disse ser um projecto muito importante para as TICS, contribuindo para a formação de muitos jovens em tecnologias e negócios, que o Governo felicita. “Os desafios do setor são imensos e a parceria entre a Huawei e a Unitel é de louvar, pois a pandemia mostrou a importância deste setor na economia do país, com destaque para o digital”, destaca o responsável.

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Neto, reitera palavras de urgência aos promotores do programa e defende que a iniciativa Huawei vai aumentar os níveis de formação dos nossos jovens, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho no fase dos desafios econômicos e da revolução industrial 4.0.

Por sua vez, o embaixador da China em Angola, Gong Tao, diz estar convicto de que este programa, que começa hoje, dará frutos no futuro, sendo mais uma ocasião em que a China ajuda na digitalização de Angola como tem acontecido nos últimos tempos.

João Salvador dos Santos Neto (Embaixador da República de Angola na China) disse :

É com grande satisfação que testemunhamos o compromisso da Huawei para com o mercado angolano, o que representa para o desenvolvimento do nosso país e é Crucial para o desenvolvimento do nosso país. O compromisso com as tecnologias de informação e comunicação é fundamental para o desenvolvimento de um país e é exatamente isso que a Huawei, como uma das líderes mundiais, está fazendo em nosso país. A construção de um Parque de Inovação 5G em Angola, é ao mesmo tempo demonstração e demonstração e a sua operacionalização no final do próximo ano e vai de alguma forma representar um grande salto na transformação digital de Angola

Estas contribuições da Huawei ao nível da modernização e digitalização têm sido bem acompanhadas e elogiadas pelo mais alto representante da República, o Excelentíssimo Presidente João Gonçalves Lourenço e pelo ministro das telecomunicações e a Huawei não tem contribuído apenas para o Ministério das telecomunicações. Com isto em outros projetos de modernização e segurança pública (Projeto CISP) bem como outros apoios ao Ministério da Educação no âmbito da oferta de ensino ou aulas virtuais.

O CEO da Huawei, Edric Chu, parabeniza todos os candidatos e reforça que o treinamento é uma oportunidade para conhecer melhor a China e a TICS. “Aproveitando esta formação, que já tem beneficiado muitos jovens para terem sucesso nas suas carreiras, agradecemos o apoio do Governo na implementação do programa e reafirmamos o nosso empenho na formação dos angolanos”, disse o responsável.

O CEO da UNITEL, Miguel Geraldes, reafirma que estão a colaborar para o desenvolvimento das TIC em Angola através da criação de competências na formação de jovens, sendo que esta formação traduz também o bom relacionamento da Huawei e da Unitel com as instituições. Educação e governo angolanos, no âmbito da sua responsabilidade social.

O embaixador de Angola na China, João Salvador dos Santos Neto, disse que não há melhor investimento para o desenvolvimento de um país do que a formação dos seus recursos humanos, pelo que, graças à iniciativa das empresas envolvidos.

O “Programa Sementes para o Futuro 2021” promove uma maior compreensão e interesse no setor de TIC e incentiva a participação na comunidade digital. A Huawei coopera com a Unitel para desenvolver este programa desde 2019, que beneficiou mais de 120 estudantes universitários locais.

Conteúdo da formação

O programa terá início em 1º de novembro e término em 8 de novembro e será realizado online devido à pandemia global COVID-19. O pacote de treinamento inclui aspectos socioeconómicos, culturais e tecnológicos como; 5G, AI, Cloud etc.

O programa intensivo fornecerá um ecossistema aberto que apoia o aprendizado e o engajamento online.

Os 51 participantes desta edição terão a oportunidade de conhecer e se conectar online com gerentes seniores de empresas famosas. Eles também participarão de uma série de conversas sobre tecnologia virtual com profissionais de tecnologia e um tour virtual pela sede da Huawei na China para aprender mais sobre as tecnologias mais recentes.

Após a conclusão da seção de treinamento, a Huawei emitirá certificados de graduação para alunos formados e concederá prémios aos alunos mais destacados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here