Privacidade e Segurança na Internet [Parte 1]

1442

A Internet é um meio de comunicação extremamente eficiente: qualquer pessoa pode criar o seu espaço para, a partir daí, se fazer conhecer ou interagir de forma social e de maneira rápida e abrangente. O problema é que esta riqueza de possibilidades tem o seu preço: assim como no “mundo de tijolo e cimento”, a Internet também é um território perigoso e que requer cuidados, alguns deles dizem respeito à sua intimidade, para ajudar em relação a este aspecto, a seguir tem algumas dicas simples, mas importantes para a sua privacidade e segurança on-line.

O que é privacidade?

Definir privacidade está longe de ser uma tarefa fácil, dadas as inúmeras interpretações possíveis. No entanto, no contexto do tema abortado neste texto, podemos entender a privacidade como o controle que uma pessoa tem diante da disponibilização de informações de si mesma, de forma a evitar que estes dados acabem revelando detalhes muito particulares sobre o seu quotidiano ao ponto de a expor indevidamente ou prejudicá-la no meio em que vive.

Segurança é a percepção de se estar protegido de riscos, perigos ou perdas.

Por que deve preocupar-se com a sua privacidade na Internet?

O que você faria se alguém lhe parasse na rua e quisesse saber onde você mora, quem são os seus amigos, quais os seus lugares preferidos, quanto você ganha e que bens você tem? São informações muito particulares e, uma vez que as intenções da pessoa não estão claras, você certamente tentará se livrar-se dela.

Esta é a acção mais correta, é necessário agir assim mesmo, afinal, para que pessoas ou instituições com intenções suspeitas tenham êxito em suas acções, elas precisam obter o máximo possível de detalhes sobre os seus “alvos”. O problema é que nas ruas tomamos os devidos cuidados, mas na Internet muitas vezes entregamos estas informações de “mão beijada”, sem nem mesmo sermos questionados.

Como se não bastasse, há um agravante perturbador: o que você revela sobre si na Internet pode ser acessado por um número muito grande de pessoas ou organizações, não importando as barreiras geográficas. Por isso, você precisa mesmo zelar pela sua privacidade on-line. Até já com mais novidades.