Próximo CEO da Apple? Quem será?

619

Depois da perda que a Apple teve com o desaparecimento físico do Steve Jobs em 2011, foi quando surge Tim Cook introduzindo novas categorias de produtos, entrando em novos negócios e fazendo uma tentativa audaciosa de levar um novo modelo de negócios para o mercado”.

Num extenso artigo sobre o futuro da Apple, Tim Cook e a sua possível substituição enquanto diretor-executivo, Mark Gurman da Blomberg lançou as suas opções, baseando-se em declarações de algumas fontes.

Mas se parece ser um momento lógico para Tim Cook começar a planear ou preparar outra pessoa para moldar o próximo capítulo da Apple, a situação é complicada pela falta de alguém que esteja pronto imediatamente e poder ser um sucessor a longo prazo.

 

Segundo Toni Sacconaghi, analista da Sanford C Bernstein que acompanha a Apple há duas décadas. Além disso, é sabido que a empresa considera a substituição do atual CEO, num processo que parece estar a ter tanto de demorado como de pouco claro: “Olhamos para a lista de executivos e não é muito claro como é que tudo isto se vai desenrolar. Perguntámo-nos porque é que não houve mais transparência e exposição para os próximos líderes”.

Possíveis nomes para suceder Tim Cook na Apple

Desde já, é bom que foque patente que, existem poucas probabilidades do possível substituto surgir de fora da empresa, isso porque, durante uma longa entrevista no podcast At Your Service da cantora Dua Lipa, em novembro de 2023, Tim Cook comentou a sucessão: “Amanhã posso pisar o passeio errado.

O meu trabalho é preparar várias pessoas para serem bem sucedidas, e quero mesmo que a pessoa venha de dentro da Apple. Portanto, é esse o meu papel, garantir que há várias pessoas para a direção escolher”. Sendo claro que o substituto será “da casa”, resta perceber quem dos atuais nomes será escolhido? 

  1. Jeff Williams
Jeff Williams, diretor de operações (COO) da Apple

O historial de Jeff Williams fez dele o candidato ideal durante muitos anos, mas a sua idade atual de 61 anos poderá ser um calcanhar de aquiles e pode travar a sua nomeação como CEO. A ideia da Apple parece passar por nomear alguém mais jovem, no sentido da estabilidade da empresa.

2. John Ternus

John Ternus, chefe de engenharia da Apple

Contrariamente a Jeff Williams, Ternus tem 48 anos e asseguraria, à partida, a estabilidade que a Apple procura. De qualquer forma, e suposições à parte, resta esperar pela decisão de Tim Cook que, segundo as fontes de Gurman, liderará por pelo menos mais três anos. É importante que fique patente, que essa foi a opinião dada por pessoas que acompanham a empresa e acreditam que as duas opções acima são as apostas mais viáveis para a substituição do Tim Cook na empresa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui