Programa de Formação Tecnológicas para Alunos de Escolas Públicas chega à Huíla

1050

O “Programa de Formação Tecnológicas para Alunos de Escolas Públicas” vai chegar aos adolescentes da província da Huíla nos próximos tempos, segundo o responsável do projeto, Augusto Firmino.

Falando a direção do Instituto de Telecomunicações (ITEL) numa visita ao local, instalado no município do Cazenga, em Luanda, Augusto Firmino, explicou que o projeto de empreendedorismo social e sustentável teve início no dia 17 deste mês e pretendem, numa segunda fase, trabalhar com os adolescentes da Huíla.

Pretendemos, a posterior, chegar a todas as províncias do país, de forma a dar a todos os adolescentes as mesmas oportunidades”, disse.

Para participar do projeto, disse, basta ser aluno de uma escola pública. “A seleção do primeiro grupo de alunos participantes foi feita pela Associação de Estudantes do Cazenga, um processo que vai ser repetido nas próximas edições”, prometeu.

Com o lançamento do projeto, realçou, a empresa pretende aumentar a literacia digital e criar um ambiente no qual as crianças tenham um maior contacto com ferramentas robóticas e de programação.

Em relação à primeira fase, Augusto Firmino fez um balanço positivo da formação, por permitir que os alunos, em tão pouco tempo, fossem capazes de montar um circuito eletrónico e automatizá-lo com sensores, com base numa programação.

Além de aprenderem sobre eletrónica, também obtiveram conhecimentos sobre robótica e programação”.

MAIS: Crianças do Cazenga beneficiados com ciclo formativo tecnológico inovador

Pascoal Adão, um dos participantes, agradeceu a oportunidade, que lhe permitiu obter mais experiência no domínio das Telecomunicações.

Já aprendi a programar e consigo criar um jogo eletrónico”, disse.

O projeto “Programa de Formação Tecnológicas para Alunos de Escolas Públicas no Município do Cazenga” consiste em uma formação tecnológica com o objetivo de mudar o futuro dos adolescentes participantes, proporcionando-lhes as bases necessárias para uma eventual formação superior nas diversas áreas ligadas às Ciências da Computação.

No final do curso, com a participação de dez alunos, numa primeira fase, a organização informou que os candidatos com as melhores classificações vão beneficiar de uma bolsa de estudo, para a conclusão do ensino médio no Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITEL).

Enaltecemos projetos inovadores como este, que visam despertar o interesse pela tecnologia entre os jovens estudantes, proporcionando-lhes oportunidades singulares de aprendizado e interação”, acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui