Projecto Angola online chega à província da Huíla

545

A implementação do projecto “Angola Online” tem regressado em alta nos últimos tempos, com a instalação de pontos de acessos a Internet gratuita nas províncias do Cuando Cubango, Bengo, Namibe, e agora o Lubango.

A cidade capital da província da Huíla, Lubango, conta, desde sexta-feira(27/09), com três pontos de ligação à Internet em “banda larga”, inaugurados pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, no quadro do projecto denominado “Angola Online”.

O primeiro ponto está  instalado na Centralidade da Quilemba, o segundo no Largo do Jardim da Sé catedral e terceiro no Caminho-de-Ferro de Mocamedes (CFM), cada um com uma alcance de 30 metros quadrados. A banda larga financiada pelo Executivo angolano, através do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, tem uma velocidade estabelecida de 50 megabits por segundo.

No quadro desta iniciativa foram já instalados 130 pontos em diversas regiões do país, de acordo com o governante. Com  estes  serviços, os jovens, sobretudo estudantes, passam a aceder de forma livre aos serviços tecnológicos, desde  consultas de manuais  online, lazer e investigação científica.