Projecto Voltex One vence a feira do inventor Angolano

0
1840

FeICA 2015

No dia 13 do mês em curso foram revelados os vencedores da 7ª Feira do Inventor e Criador Angolano, consequentemente apurados para a Feira Internacional na Alemanha no final do ano.

1º Lugar

O grande vencedor foi o aparelho que gera energia eléctrica através do vento gerado pelos veículos, segundo o autor, Ricardo Antunes Figueiredo, da província do Huambo, que concorreu na categoria freelancer, funciona com um comando e pode servir igualmente para produzir energia eléctrica nos aeroportos, através do fluxo de aeronaves, bem como nas vias públicas, para o controlo da velocidade das viaturas.

A máquina já foi testada em 2014, pela Polícia de Trânsito, no controlo do Casseque, província do Huambo, durante uma operação rodovia.

2º Lugar

Foi indicado o inventor António Manuel Kawela, da província da Huíla, com o projecto “de lixo para o luxo“,

3º Lugar

Para fechar o pódio, foi indicado o inventor, Inácio Augusto Simão, da província de Luanda, com o projecto “dispositivo multifuncional para deficientes físicos e doentes“.

Tivemos ainda as premiações para as restantes categorias:

  • Empresas:  a grande vencedora foi a Topogis, seguida do Estúdio Olindomar, e no terceiro lugar ficou a empresa Coarte.
  • Investigação científica: o vencedor foi o Centro de Investigação de Toxicologia (CIMETOX), de Malanje, seguido da Universidade Agostinho Neto (UAN), e no terceiro lugar o Gabinete de Gestão do Programa Espacial (GGPE).
  • Instituições do ensino superior: O ISUTIC venceu esta categoria, no segundo lugar ficou o Instituto Superior Politécnico da Lunda Sul, seguido da Universidade Lueji Ya Konde,
  • Instituições do ensino geral: 1º lugar para o Instituto Politécnico de Cabinda, depois ficou o Instituto Médio Politécnico do Uíge, seguido do Colégio Pomba da Amizade.

Os vencedores representarão Angola na Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA), em Nuremberga, Alemanha, a decorrer de 29 de Outubro a 1 de Novembro deste ano. Foram atribuídos diplomas e medalhas de mérito, bem como com prémio Coarte, aos três freelancers, e prêmio Unitel aos primeiros classificados das categorias freelancers e instituições do ensino superior e geral.

Veja mais fotos da feira:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here