Qual a melhor maneira de preservar a bateria de smartphone?

0
2338

Muitas pessoas costumam carregar seus smartphones durante a noite para que, no dia seguinte, quando acordarem, a bateria esteja completa. Porém, muitas vezes o aparelho só precisa de uma ou duas horas pra atingir 100% da carga, não sendo necessário ficar a noite inteira ligado na tomada.

Os smartphones surgiram como a opção ideal para as pessoas que têm sempre que estar conectadas, já que possuem muitos recursos de um computador convencional em um tamanho reduzido. No entanto, de nada adianta tantos recursos incríveis quando a bateria do aparelho acaba e você precisa, desesperadamente, fazer uma ligação ou verificar um e-mail.

Especialistas explicam que, a melhor maneira de preservar a bateria de smartphone é não esperar a bateria chegar a 0% para carregá-lo. Descarregamentos completos desgastam mais rápido a bateria do que descarregamentos parciais. Recomenda-se que a bateria chegue a 35% para carregá-la, de modo a preservar a sua vida útil.

Outra dica: manter o smartphone fresco, tirar a capa antes de carregar, uma vez que altas temperaturas podem acelerar o poder de degradação. As baterias de íons de lítio possuem um grande vilão: o calor. Esse tipo de bateria costuma se deteriorar mais rápido quando está quente, não importando se o smartphone estiver em uso ou apenas no modo standby.

De acordo com o John Bradshaw, director de comunicações de uma fabricante de equipamentos para recarga de baterias, informa que, por ter que chegar a 100%, o carregador sempre vai tentar compensar aquele pouco de energia que o aparelho perde naturalmente. Isso faz com que o smartphone fique mais quente e reduza a sua capacidade com o tempo.

Já o Edo Campos, porta-voz de uma fabricante de baterias, explica que os aparelhos modernos são espertos e possuem chips de proteção que evitam que o smartphone receba mais energia do que precisa.

Deixamos aqui um conselho: para evitar a degradação da bateria do seu dispositivo, sugere-se que o usuário sempre deixe um pouco de carga na bateria mesmo que o aparelho for ficar parado por algum tempo. Deixe o aparelho com pelo menos 40% de carga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here