Rede Multicaixa movimenta vários biliões de kwanzas por mês

1625

A Rede Multicaixa processa mais de 120 milhões de operações financeiras, o que representa mais de 1,9 biliões de kwanzas, segundo o administrador Executivo da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), Duano Silva.

O gestor que falava na Conferência de Imprensa alusiva ao 21.° aniversário da Rede Multicaixa disse que, no conjunto, existem 3,1 mil caixas automáticas, cerca de 150 mil Terminais de Pagamento Automático (TPA) e mais de 750 mil utilizadores do Multicaixa Express.

Duano Silva informou que nos últimos três meses registou-se mais de 300 milhões de transações nos serviços Multicaixa.

O evento serviu ainda para revelar que o projecto “Cidadão Digital” visa promover a utilização segura dos canais digitais, dando a conhecer as suas melhores práticas de utilização e as formas de evitar as ameaças financeiras com que os utentes se confrontam nestas plataformas.

MAIS: EMIS investe 20 milhões USD/ano em novas tecnologias

De acordo com o Administrador, o referido projeto quer introduzir novos hábitos, evitar comportamentos de risco e mudar mentalidades para que, assim como os utentes, as empresas estejam um passo à frente dos burladores.

O processo começou em Luanda e vai crescer nas demais províncias ao longo do tempo. Já estão a ser realizadas apresentações em escolas, universidades e empresas, públicas e privadas, por forma a criar esta consciência de segurança digital.

Duano Silva reiterou que este projeto surgiu da necessidade de reforçar a literacia financeira, porque infelizmente as fraudes acontecem com o “apoio” da própria vítima, por falta de informação. E uma vez que o mundo cibernético é relativamente novo, há a necessidade de se criarem leis específicas para regularizar a área.

Joaquim Caniço explicou que o mundo cibernético ainda é uma selva, sublinhado que até novembro do ano passado, a EMIS registou um aumento de 2.294 face a 2021, para 4.587 crimes informáticos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui