WhatsApp e Signal juntam-se para combater potencial ameaça a encriptação

1584

Uma série de aplicações de mensagens equipadas com encriptação – entre elas as populares WhatsApp, Signal, Threema e Viber – uniram-se para combater uma proposta de lei do Reino Unido, a qual dizem prejudicar a encriptação destes serviços.

Como conta o site The Verge, a Online Safety Bill está a ser mal vista por dar ao governo britânico e ao regulador de comunicações, a OFCOM, poder para aceder aos conteúdos de conversas nestas apps. Ao dar este acesso, as empresas notam que a encriptação (e, portanto a privacidade dos clientes) estará mais vulnerável.

A lei não oferece qualquer proteção explícita a encriptação e, se for implementada conforme está escrita, poderá permitir à OFCOM tentar forçar a análise de mensagens privadas em serviços de comunicação com encriptação de ponta a ponta – anulando, portanto o propósito da encriptação como resultado de comprometer a privacidade de todos os utilizadores, pode ler-se na carta aberta.

MAIS: Encriptação no Facebook Messenger, com mais recursos do que o esperado

Por outro lado, um oficial do governo britânico rejeito que a lei pretende enfraquecer encriptação destes serviços e afirmou à BBC que “as empresas tecnológicas têm o dever moral de garantir que não estão a ignorar os níveis inéditos de abuso sexual de crianças nas suas plataformas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui