Renault apresenta o EZ-GO, um protótipo de táxi autónomo

2941

A Renault, fabricante francesa, apresentou um táxi autónomo conceptual que pode acomodar até seis passageiros. Uma alternativa para carros particulares e transportes públicos para viagens urbanas.

Renault

A Renault aproveitou o Geneva Motor Show, para apresentar o EZ-GO, mostrando assim o seu interesse nos transportes públicos e novas formas de mobilidade.

O EZ-GO é apresentado como um “veículo robot autónomo de nível 4” (o veículo gerencia todos os parâmetros em uma viagem completa). Um carro que pode acomodar até seis passageiros em uma cabine em forma de “U” com grandes superfícies transparentes que oferecem visibilidade a 360 °. O acesso ao carro pode ser feito através de uma enorme porta da frente e uma rampa (pensando nas pessoas com deficiências motoras).

Este veículo é considerado uma alternativa aos carros particulares e ao transporte público. Isso poderia caber em um serviço público ou privado (como o Uber). Através de uma aplicação móvel, os usuários podem chamar um EZ-GO que virá buscar os passageiros onde estiverem ou os mesmos poderão ir para uma paragem.

O  EZ-GO pode atingir uma velocidade que ronda os 50 km/h, uma vez que foi projectado para viagens urbanas.

Para a Renault, este conceito faz parte de uma reflexão mais ampla sobre a mobilidade e as diversas formas de serviços que poderiam resultar. O fabricante diz que quer comercializar “novas soluções de mobilidade compartilhada que combinam compartilhamento de carro, carpooling, robôs de veículos e serviços de mobilidade sob demanda“.

Veja mais detalhes no vídeo oficial da Renault:

A expectativa é que estes robot-táxis estejam em circulação até 2022.