Saiba como evitar a espionagem das Smart TVs [Parte 1]

0
2388

samsung smart tv

A revolução tecnológica é uma das armas do século XXI, aquele computador Pentium II já ficou pra trás, agora podemos ficar conectados a internet num piscar de olho, e uma boa parte dos dispositivos que existem no mundo nos dão esta possibilidade. A TV já não é apenas uma TV normal, fazendo uma viagem ao passado, o Sharp 21 que era a salvação de quase todos Angolanos, nem sei se ainda lembram dele, quase que já não existe mais.

Agora estamos na época das Smart TV, as TV’s modernas que todo mundo tem (ou sonha em ter) na sua sala, saiba que ela não trás apenas leite e mel, elas também realizam um bom trabalho em espionar-te.

O investimento que fizemos numa Smart TV é um tanto significativo, dependendo da condição de cada pessoa (ao escolher o tipo de polegada, se ela é 3D, quanto de HD etc) e ela não limitasse apenas a atender-nos nos canais televisivos da TPA, TV Zimbo, DSTV, ou Zap. Ela é capaz de fazer muito mais do que você pensa. Ela sabe como oferecer-lhe conteúdo personalizado, com apenas clips visualizados ou aplicações instaladas, ela vai conhecer-te melhor. Além disso,  o seu fabricante (produtor) conhece bem os utilizadores e há várias companhias dispostas a pagar para obter essa informação.

Durante vários anos, os anúncios personalizados já não são encontrados apenas no Google, Gmail, YouTube, FaceBook, ou pelos vossos sites favorito, recentemente o Instagram também entrou neste clube. As TV’s inteligentes aprenderam a exibir anúncios para “agradar você”. Se está particularidade não vos incomoda, existe a vulnerabilidade na segurança incluída numa Smart TV que pode vos ajudar a levantar algumas séries de perguntas sobre os benefícios de poderem acessar o YouTube ou uma página web directo do televisor.

anuncio-yahoo_publicidade-yahoo

Em que nos ajuda uma Smart TV?

Ficamos muito animados quando investimos dinheiro numa TV, especialmente quando se trata de uma TV que será capas de exibir o nosso conteúdo multimídia a partir de uma variedade de fontes significativas. Essas criações atrai a todo mundo e muito mais pelo motivo de trazer milhares de razões para termos uma em casa, e podermos desfrutar as suas múltiplas aplicações. Como é o caso do App Samsung Smart View que nos permite acompanhar um programa em qualquer parte/canto da casa, basta apenas conectarmos o nosso Smartphone ou Tablet na mesma rede Wi-Fi que a TV.

Samsung Smart View
Samsung Smart View

Google Play

App Store

Mais para cada ponto positivo existe dois pontos negativos no caso das Smart TV, mais ainda se fores alguém ainda que vela muito pela privacidade (intimidade). As TV’s modernas, com conectividade a internet inspeccionam tudo que vimos, e segundos depois reenviam estas informações para a sua fabricante. Estes dados são depois vendidos a terceiros ou usados para preenchimento de um perfil bem definido, com o objectivo de mostrar-te anúncios futuros que podem ser do seu interesse. E na realidade você não ganha nada com estas informações que forneceu indirectamente, apenas ajudas as gigantes da indústria tech a duplicarem as suas rendas, depois de teres investido uma quantia significativa de dinheiro numa Smart TV. Para ficares mais surpreendido, muitos destes parâmetros são activados por padrão a partir da empresa que as fabrica.

O volume de informações colectadas varia de fabricante para fabricante, mais  uma coisa tens que entender, que a Samsung, Sony, LG, Philips, Sharp e outros fabricantes não estão satisfeitos apenas com as informações recolhidas a partir dos aplicativos que você instala na sua Smart TV. Mesmo se você utilizar um player de terceiro ou dispositivo para streaming, do género Apple TV ou Chromecast, a imagem é analisada e o resultado é enviado para o fabricante. Até o número do canal que estas a assistir no momento pode chegar na empresa por trás da TV, nomes de arquivos de video que estavas a ver a partir de um pendrive conectado numa das portas USB da TV. Como se isso não fosse suficiente, porque que todos os dispositivos conectados à Internet a partir de sua casa usam um único IP quando você esta online, podes testar isso ao assistir um determinado video na TV e veras os anúncios relacionados a esse tipo de conteúdo quando utilizares o teu laptop, telefone ou tablet.

Isto tudo acontece, porque as pessoas nunca param para pensar, de certas coisas que são postas a sua frente e parece um DejáVù. Vamos fazer um teste simplesAnote num papel/bloco: tente procurar no google/facebook sobre uma coisa qualquer ex: “Poker” depois de uns minutos, horas/dias. Quando estiveres a navegar na internet,  verás que quase todos os anúncios que aparecem, na pagina do YouTube ou aqueles videos de 5 segundos antes do video principal aparecer é sobre Poker. Nada é por acaso.

Ai podes vir com a palavra mágica e dizer que não tenho nada a esconder, sim, é seu direito fazer o que queres. Infelizmente, a lista de filmes que você assististe semana passada tem uma grande chance de não chegar só apenas nas empresas mencionadas acima. Porque os dados são entregues num formato não criptografado, e eles podem ser facilmente recuperados por terceiros, seja por hackers, crackers ou o seu operador de Internet.

O principio ou ideia do ataque man in the midle (homem no meio), no sentido inverso, o seu televisor pode executar comandos que não necessariamente vêm da Vizio por exemplo, mais sim de outra pessoa. Se levarmos em conta que a maioria das novas Smart TVs vêm com microfone, câmera web (webcams), não queremos relembrar o escândalo da Samsung, há alguns anos, para percebermos a magnitude do risco em que estamos expostos. Podes ficar entusiasmado por trocares o canal da TV apenas com uma afirmação utilizando o comando de voz? Mais todas as outras afirmações ou conversas feitas em frente da TV que não tenham nenhuma relação com a reprodução de conteúdos de multimídia podem ser obtidas por terceiros. Devido a tais situações é muito assustador o facto que podes estar a ser perseguido por intermédio de uma TV.

Deixando de lado estes comentários picantes, os Sul-Coreanos defenderam-se, dizendo que a segurança dos dados esta em um nível elevado e que a informação recolhida não é utilizada para fins publicitários. Abaixo está a resposta oficial da Samsung.

A Samsung trata seriamente da privacidade dos seus utilizadores. Para todas as Samsung Smart TV’s, o uso de informações seleccionadas será realizada com a máxima transparência. Os usuários podem optar por utilizar ou desactivar os serviços que prestamos. Nós usamos as normas e praticas da industria de soluções de segurança, incluido criptografia de dados,para protejer informações pessoais dos usuários para evitar a recolha e uso não autorizado.

O reconhecimento de voz, que permite aos usuários controlarem a sua TV por comandos de voz, é uma função da Samsung Smart TV e pode ser activado ou desactivado pelo usuário. Se o utilizador activar o reconhecimento de voz, a informação recolhida será apenas aquela que envolve os comandos para o televisor ou frases utilizadas para pesquisas. Os usuários podem facilmente descobrir se este recurso esta activado através do ícone de microfone que aparece no écran.

A Samsung não vende as informações seleccionadas para partes externas. Se um usuário aceita os termos e condições e usa o reconhecimento de voz, a informação será entregue por um fornecedor externo durante o período de comando de voz efectuado. Naquele momento, os comandos de voz são enviados para um servidor, que hospeda as pesquisas de conteúdo, e, em seguida, o conteúdo desejado é exibido na tela da TV.

A Samsung encoraja os utilizadores a entrarem em contacto com a empresa quando eles tiverem uma dúvida sobre um produto.”

Smart-tv-seguranca-1170x644

 

 

Fique atento à parte 2, mostraremos várias formas de protecção para aqueles que  têm uma Smart TV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here