Saiba tudo sobre Bitcoin – a moeda digital

1331

O Bitcoin é uma moeda virtual, não é emitida por governos, apareceu em 2008, no grupo de discussão “The Cryptography Mailing“. Naquela época, poucos imaginavam a valorização e importância que teria no futuro.

O Bitcoin tem um funcionamento semelhante ao dinheiro de papel convencional, onde uma pessoa transfere para outra. Só que tudo isso acontece no meio digital, sem intermediário, como bancos, por exemplo.

O criador revelou sua identidade através de um pseudônimo Satoshi Nakamoto, e se chama Craig Wright, um empreendedor australiano. Enviar e receber bitcoins é como trocar e-mails e a moeda pode ser vendida e comprada no mundo inteiro.

O endereço do bitcoin é fornecido a quem irá pagar com a moeda. O usuário inicia o pagamento, digita a quantidade na plataforma e o pagamento é validado pela rede Bitcoin. Os dados ficam gravados no blockchain, um tipo de livro caixa que registra todas as transações de bitcoins.

Como comprar e usar bitcoins?

  • O primeiro passo é abrir uma conta em uma exchange, que funciona como uma conta de e-mail. Isso pode ser feito em sites como o kraken.com e coinbase.com,  Ao criar uma conta, o usuário recebe um endereço de bitcoin, onde ele poderá receber e enviar a moeda.
  • Os bitcoins são emitidos de forma descentralizada e seu montante é limitado em 21 milhões de unidades. Este valor é predeterminado e de conhecimento público.
  • É necessário fazer um depósito em uma moeda, que pode ser em dólar ou em euro no site escolhido, onde o usuário poderá converter esse valor em frações de bitcoins.

O uso de Bitcoin é visto, por muitos especialistas, como o futuro e alguns países já estão a encontrar um lugar em sua economia para as criptomoedas. No Japão, o bitcoin já é aceite pelo governo como moeda corrente.

O Bitcoin é uma moeda relativamente nova, ainda experimental, porém que está em constante desenvolvimento. Apesar de ainda ser experimental, ele se torna menos experimental com o crescimento do seu uso. É preciso entender que Bitcoin é algo novo que está a explorar ideias nunca antes tentadas. Logo, não se pode prever seu futuro.

“O maior motivo alegado por pessoas que compram Bitcoins é o de investimento, compra-se a moeda e esperam que ela se valorize muito e, assim, se assuma um ganho de valor”.

Então, vai aderir a esta moeda?