Samsung consegue bloquear qualquer SmartTV que foi roubada

0
1928

Embora seja mais trivial roubar algo que cabe no bolso como um smartphone, há momentos em que o crime organizado ou multidões furiosas tentam roubar produtos ainda maiores.

No mês passado, vilas e cidades sul-africanas viram os distúrbios se transformarem em tumultos, que geralmente resultam em multidões saqueando lojas desprotegidas. Isso, é claro, se transforma em perdas para os lojistas afetados, então a Samsung está a implementar uma nova funcionalidade de bloqueio nas televisões para impedir o roubo e a revenda de TVs roubadas, bloqueando-as de maneira eficaz.

Comícios e protestos, mesmo justificados e bem intencionados, sempre correm o risco de ter elementos mais violentos no meio. Um protesto pacífico pode se tornar complicado à menor provocação, e multidões podem se transformar em ladrões quando surge a oportunidade, como já vimos em diversas situações nas televisões, felizmente raramente no nosso país.

Para proteger os lojistas e indiretamente os consumidores, a Samsung está a lançar sua tecnologia TV Block para desligar todas as funcionalidades de TVs roubadas.

Funciona de forma semelhante a como telefones roubados podem ser bloqueados ou mesmo apagados, mas o processo não começa com o proprietário do telefone. Quando uma TV Samsung se conecta à Internet, o seu número de série é enviado ao servidor da empresa e é verificado se foi marcado como roubado. Nesse caso, o sistema de bloqueio entra em ação e todas as funcionalidades são desabilitadas, tornando a televisão totalmente inútil. Vamos dizer um grande pisa-papéis.

Se compradores legítimos cujas TVs forem bloqueadas por engano podem pedir uma revisão da situação à Samsung, onde será solicitado comprovativo de compra.

No entanto, esta situação chama a atenção a um outro mercado, o dos usados. É que comprar em segunda mão poderá ser o problema, mesmo que a televisão não seja roubada, já que não há qualquer prova de pagamento, a não ser, obviamente que tenha adquirindo numa loja de venda de produtos usados.

Desta forma, será mais uma coisa que terá de ter em atenção, ao comprar televisões em sites como OLX, nomeadamente se o vendedor não comprovar que vende um produto comprado por ele. Outro fator será que os ladrões poderão, no limite, usar estas televisões para desmontar e vender os componentes separadamente, mas certamente que esta situação será um incentivo à redução de saques e roubos destes produtos, tal como já acontece com produtos da Apple, por exemplo.

A tecnologia TV Block já está pré-instalada em todas as TVs Samsung e não se limitará aos mercados sul-africanos, como foi anunciado em comunicado oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui