Por que o Samsung Note 7 explode?

0
4550

samsung-galaxy-note-7-explode

Se nós falarmos de um telemóvel explodindo é impossível você não pensar no Galaxy Note 7 da Samsung. O mesmo já virou paródia mundial e é impossível você ainda não ter visto uma foto de um Note 7 relacionado com uma explosão.

 

Mas brincadeiras à parte, a questão que fica no ar é: Porque o Note 7 explode?

O grande vilão desta história é a bateria. Os tablets, telemóveis e muitos produtos de tecnologia actuais usam baterias de íon de lítio que é um produto extremamente inflamável. Mas até hoje tem sido uma substancia controlável e por isso todas as empresas continuam a usá-la devido ao espaço que podem economizar por permitir criar baterias mais pequenas, leves e com maior autonomia.

ionlitio

O mesmo aconteceu com a Samsung, criou uma bateria de íon de lítio para o seu Note 7, aproveitando todas as vantagens da substância mas algo não deu certo. Os Samsung Note 7 começaram a explodir e até hoje nem a própria Samsung conseguiu descobriu ao certo porquê as suas baterias explodiram, por isso tomou a decisão de recolher todos os Note 7 do mercado. O que não deixa de ser preocupante para os próximos lançamentos da empresa. Donal Finegan, um engenheiro químico da University College London, afirmou que as baterias de lítio “são tão densas em energia e podem operam sob uma potência tão alta que podem entrar em combustão de um modo particularmente catastrófico“.

Ao que parece a Samsung aumentou demais a densidade das baterias para aumentar a sua autonomia. A própria Samy reconheceu existir uma falha de fabricação no Note 7 mas não admitiu se a falha é sua ou da fabricante das baterias. Esta falha está nos pólos da bateria, que a partir de uma determinada temperatura os pólos negativo e positivo entram em contacto resultando num aumento de temperatura e explodem.

samsung-galaxy-note-7-explode

Como nos telemóveis actuais quase não existe espaço para a dissipação de calor, esta “falha” aumenta substancialmente as probabilidades de explosão das baterias dos telemóveis.

Nós, clientes, público em geral e amantes da tecnologia, continuamos a aguardar respostas concretas da Samsung que referiu há pouco tempo estar a investigar as causas reais das explosões do Note 7 e viu o seu telemóvel ser proibido em praticamente todas as companhias aéreas internacionais algumas até com multas para viajantes teimosos.

Você acredita que estas explosões vão afectar a venda do próximo Galaxy S8 da Samsung? Vote abaixo:

[yop_poll id=”19″]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here