Serviço de Investigação Criminal alerta contra as tentativas de burlas informáticas

0
893

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) alerta a toda sociedade civil angolana utentes de aplicativos informáticos de pagamento ou movimentação de contas bancárias, para que tenham mais cuidado e mais responsabilidade na utilização destes meios, de modo a não serem alvos de tentativas de phishing.

Essa pedido de cautela aos angolanos veio do porta-voz do SIC, Manuel Halawia, no princípio dessa semana, atestando o facto de que os aplicativos informáticos de pagamentos são utilizados com muita frequência para burlas, práticas essas que tem levado a prejuízos financeiros elevados.

Segundo ainda o porta-voz, informou que a Direcção Central de Combate aos Crimes Contra o Património deteve, na última quarta-feira, no bairro Neves Bendinha, na capital do país, um cidadão solteiro de 24 anos, por transferência bancária fraudulenta de 18 mil dólares norte-americanos, através do aplicativo Internet Banking.

De acordo com o que revela Manuel Halawia, este indivíduo foi detido por via do seu comparsa de 35 anos, foi detido em Outubro de 2021.

A fraude ocorreu mediante falsificação de documentos, com a procuração forjada de uma empresa de Comércio e Serviços de Segurança, que deu acesso aos indivíduos aos códigos do Internet Banking, permitindo a transferência dos 18 mil dólares norte-americanos.

Dos valores vindo da burla informática, 10 mil dólares foram transferidos para contas singulares, convertidos em Kwanzas, e onde parte deste valor serviu também para comprar mais de seis mil embalagens de sumo, que seriam comercializados na província do Huambo.

Já os oito mil dólares restantes, informa o SIC, foram transferidos para uma conta empresa do cidadão de 35 anos que os converteu em Kwanzas e realizou diversas despesas.

Mediante queixa apresentada pelo titular da empresa, acrescentou, e com as diligências feitas foi possível deter os dois indivíduos, faltando outros envolvidos na falsificação da procuração forense que deu acesso aos dados.

MAIS: Redes Sociais são um dos principais alvos dos cibercriminosos em tentativas de phishing

Salientou que os cidadãos detidos já foram apresentados ao Ministério Público que aplicou a medida de coacção pessoal mais gravosa, a prisão preventiva, enquanto diligências prosseguem para determinar e deter outros envolvidos.

De referir que, nessa mesma senda de conversa, a operadora de telefonia móvel UNITEL, na última semana, também avisou a todos os seus utentes contra uma fraude onde estão a ser divulgadas mensagens associando a operadora a um sorteio online.

Em comunicado, a empresa diz que esse sorteio não é verídico, e que é uma clara tentativa de burla, e onde aconselha a todos os seus utentes a ignorarem a mesma mensagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here