Smartphones são os novos alvos predilectos dos ataques virtuais

0
1715

Malwares

Uma estatistica a se ter em conta: de Março de 2012 à Março de 2013, segundo a empresa “Juniper Networks“, os casos de ataques à smatphones subiram 614%.

Se percentagem não lhe assusta, saiba que actualmente foram detectados 275.000 aplicativos maliciosos, em diversas plataformas. O campeão dos ataques, claro, é o sistema operativo da Google, o Android.

Agora vamos a outra estatística: 92% desses ataques/vírus, foram detectados no sistema operativo que eu citei acima, sim, o Android.

Será que o Android é tão inseguro assim?

Para começar vamos entender que o Android representa 75% do mercado de smartphones. Basta estar no topo para os ataques começarem. Não há como escapar disso. Por outro lado, há uma grande fragmentação de versões do Android. 4% usa a versão 4.2, 29% usa a versão 4.1, 36% usa a versão 2.3… enfim, as actualizações de segurança feitas de tempos em tempos pela Google, não têm sido implementadas por todos usuários, graças a essa fragmentação.

E quanto ao iOS, é super seguro?

A Apple tem estado atenta a isso e limita os malwares na sua loja oficial. O problema está exactamente nas lojas não oficiais, que os usuários acedem após se libertarem da jaula (jailbreak?). Segundo a empresa que fez a pesquisa, 3 em cada 5 lojas não oficiais, têm conteúdo malicioso.

Vamos para mais uma estatística?

Essa é importante, 73% dos aplicativos maliciosos são os “Fakeinstallers“, que enviam mensagens para números seleccionados, sem o consentimento do dono do telemóvel.

São estatísticas assustadoras, não? E já agora, usa algum antivírus no seu telemóvel?

[Via]: FierceMobile

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here