Sonangol é agora a maior acionista da Unitel

0
2036

A operadora brasileira Oi vendeu a sua participação de 25% na Unitel por mil milhões de dólares (900 milhões de euros) para a petrolífera estatal Sonangol. O negócio foi realizado por meio de uma sua subsidiária indireta Africatel.

Com esta aquisição a Sonangol passa a controlar 50% da Unitel, empresa onde a PT tinha uma participação de 25%, que foi herdada pela Oi, quando esta se fundiu com a operadora brasileira. Em 09 de Janeiro, o director de comunicação e imagem da Sonangol, Dionísio Rocha, já tinha confirmado a disponibilidade da empresa angolana em adquirir a participação de 25% da operadora brasileira na Unitel.

A Unitel contava com quatro acionistas, cada um dos quais detinha 25%, sendo eles a PT Ventures (detida pela brasileira Oi), Sonangol, a Vidatel e a Geni.

O valor total da transação é de mil milhões de dólares dos quais, 699,1 milhões de dólares pagos à Africatel pela Sonangol, 60,9 milhões de dólares já pagos à Africatel antes da transferência das ações da PT Ventures; e 240 milhões de dólares integralmente garantidos por carta de fiança emitida por banco de primeira linha, a serem pagos incondicionalmente pela Sonangol à Africatel até 31 de Julho de 2020.

A Unitel, por sua vez é dona de 50,9% do BFA onde o BPI tem 48,1%. Há ainda muitos nós a desatar na Unitel, uma operadora líder no mercado nacional de telefonia móvel com uma quota que se aproxima dos 80%, e com o sinal estendido em todas as províncias do país.

VIAMercado
COMPARTILHAR
Artigo anteriorINSS compra 25% do capital social da Movicel
Próximo artigoZAP e DSTV perderam 179 mil clientes em 2019
Daniel Afonso Geto Estudante de Engenharia de redes e telecomunicações escreve sobre tecnologia precisamente por ser a sua área de formação, ser algo que ama fazer e para si é um previlegio fazer parte do maior site angolano de notícias ligadas à TIC.Partindo do princípio, parar é morrer, é também detentor das certificações: Administração de Redes, CCNA Routing, CCNA Switching e CCNA Security.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here