16.9 C
Angola
Quinta-feira, Fevereiro 26, 2026
Início Angola Sonangol inaugura Centro de Dados Corporativo nos 50 anos e reforça aposta...

Sonangol inaugura Centro de Dados Corporativo nos 50 anos e reforça aposta na transformação digital

Nova infra-estrutura com 920 metros quadrados centraliza sistemas, reforça a cibersegurança e posiciona a empresa para os desafios da transformação digital em Angola.

169

A Sonangol inaugurou, nesta quarta-feira (25), o seu novo Centro de Dados Corporativo, no quadro das celebrações dos 50 anos da empresa. A infra-estrutura foi oficialmente apresentada pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, e pelo Presidente do Conselho de Administração, Sebastião Martins.

Com cerca de 920 metros quadrados, o centro integra uma área administrativa, centro de operações de segurança (SOC), espaço de monitorização de infra-estruturas, redes e sistemas, salas de UPS, salas de comunicações e uma área principal de data center com 400 metros quadrados. Deste total, 182 metros quadrados já se encontram em utilização efectiva, mantendo margem para expansão futura.

Segundo o Director de Sistemas e Tecnologias de Informação da empresa, Edivaldo Manuel, o projecto resulta de uma estratégia de centralização tecnológica.

“Até então, a empresa dispunha de vários centros de dados distribuídos pelas subsidiárias, mas a Administração decidiu congregar toda a informação num único espaço, garantindo maior eficiência, controlo e segurança operacional”, explicou.

A centralização permitirá maior robustez na gestão de dados, reforço da cibersegurança e optimização dos processos internos, alinhando a companhia às melhores práticas internacionais em governação tecnológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui