Sonangol inaugura centro de pesquisa científica e tecnológica

0
353

Já está em funcionamento a primeira fase do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CDP) da Sonangol, principal empresa pública do país, onde a infra-estrutura está localizada na província do Kwanza Sul, Sumbe, e vai servir para a realização de estudos nas áreas das geociências, Inovação, bem como no domínio da transição energética da companhia.

A cerimónia de abertura foi liderada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, onde o CDP foi construído à altura de contribuir para o desenvolvimento do sector petrolífero nacional, nos domínios da  pesquisa e desenvolvimento aplicados às necessidades dos negócios da Sonangol, de clientes externos e liderar a transição energética da Sonangol.

“Com este passo, a Sonangol e o sector petrolífero marcam o início de uma nova etapa no que concerne às suas projecções de actuação, que visam relançar o país na pesquisa, desenvolvimento, inovação, formação especializada e pós-graduada, como uma componente importante das suas actividades com vista a dar um outro impulso na área dos hidrocarbonetos”, disse Diamantino Azevedo.

Para o titular da pasta dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás,  o CDP é um projecto importante para que Angola acompanhe o desenvolvimento nas áreas dos hidrocarbonetos, como garantia de, no futuro, o país tornar-se parte das grandes mudanças que se verificam na transição energéticas em todo o Mundo.

É uma iniciativa com grande alcance económico e científico, dados os benefícios e vantagens que o centro vai proporcionar para os desafios que o sector petrolífero angolano tem pela frente”, frisou o representante da petrolífera norueguesa, a Equinor Angola, Anders Opedal, que esteve também presente na cerimónia de inauguração.

MAIS: Sonangol vai apoiar a criação de uma plataforma de ensino de programação

Segundo ainda o que foi revelado aos jornalistas presentes, o CDP vai prover também capacitação especializada nas várias áreas do petróleo, gás, mineração e energias renováveis, tais como hidrogénio verde, biocombustíveis, bem como minerais estratégicos do futuro.

Dentro do centro de pesquisa pode-se encontrar áreas afectas a administração, Geociências e Aplicações, energias renováveis e sustentabilidade, estudos e projectos, business center, auditório, biblioteca multimédia, refeitório, clínica, centro social, moradias (T2, T3 e T4) e apartamentos T1.

De referir ainda que o CDP contém também uma área de lavandaria e outra de serviços, data center, edifício de segurança, abastecimento de água, electricidade, telecomunicações, gestão de resíduos, laboratórios, sedimentologia aplicada e salas de visualização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here