Sony aposta na Fita magnética com capacidade de armazenamento de 185 TB

0
1389

Fita magnética

Jovens da década de 90 terão dificuldades em perceber onde enquadrar a expressão “Fita cassete“, “Cassete” ou ainda “Fita magnética“. Mas, os mais experiente lembrarão que as cassetes faziam sucesso há sensivelmente 15-20 anos, sendo o dispositivo mais utilizado para o armazenamento de dados.

Com o aparecimento do CD (Disco Compacto), as fitas magnéticas começaram a ser esquecidas pelos utilizadores finais, sendo utilizadas principalmente por empresas, que procuram uma solução de armazenamento mais barata.

A pensar nessas empreas, a Sony desenvolveu a fita magnética que armazena até 185 TB de dados. Esse armazenamento dá o crédito à sony da criação da fita magnética com a maior densidade de armazenamento de memória da história. Com 148 GB por polegada quadrada. 

Em Angola, se formos a procura de um disco duro comercial, encontraremos discos com capacidades até 4 TB , ou seja, com capacidade 46 vezes inferior a da fita cassete da Sony.

Para quem ainda não entendeu o espanto dessa fita magnética da Sony, tem de levar em conta que antes disso, a fita magnética de maior capacidade, possuía um armazenamento de 2 GB por polegada quadrada, chegando a 2,5 TB. Ou seja, a Sony melhorou em 74 vezes a eficiência da fita magnética.

Por enquanto essa fita não está disponível comercialmente, mas quando estiver, até utilizadores finais hão de sentir-se tentados a voltar a usar a “cassete”.

[Fonte]: Sony || Imagem: Sandcastle

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here