Startup angolana “Bankada” seleccionada para programa de apoio à inovação na África Austral

0
2113

O programa de Apoio à Inovação da África Austral (SAIS) e Seedstars anunciaram o segundo lote de quinze startups que fazem parte do Programa de Preparação para o Investimento (IRP) 2019-2020. Os participantes foram escolhidos pelas suas soluções tecnológicas focadas no SDG (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e foram seleccionados para passar pelo IRP e estarem mais prontos para receberem um investimento. Uma das startups seleccionadas é a “Bankada” que também constou da lista dos 10 finalistas no concurso Seedstars Luanda 2020.

Com o objectivo de aumentar o financiamento recebido pelas startups na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a SAIS e a Seedstars desenvolveram o Programa de Preparação para o Investimento destinado a melhorar a qualidade dos empresários, e poupar tempo tanto aos fundadores como aos investidores no processo de angariação de fundos. Isto é feito através de programas educacionais, reforço do ecossistema e actividades em rede, com foco nos seguintes 10 países: Angola, África do Sul, Botswana, Namíbia, Tanzânia, República Democrática do Congo (RDC), Malawi, Maurícias, Moçambique e Zâmbia.

Mais de 300 candidaturas

A organização revelou que recebeu mais de 300 candidaturas, 158 startups foram convidados a participar na Academia Online Seedstars.

Com base na candidatura, frequência e após um processo de entrevistas, feito pela equipa de Investimento Seedstars, 20 startups foram então seleccionadas para participar no Programa de Preparação para o Investimento (IRP). A primeira parte do IRP consistiu num módulo de um mês, centrado em métricas chave para o negócio, que visava aumentar a robustez das startups e prepará-las para a angariação de fundos.

Startups participantes… [ Fonte: Seedstars via Comunicado de Imprensa ]

Os Mentores

A organização preparou 2 meses de mentoria para assegurar que as startups recebam um apoio adaptado às especificidades de cada negócio. Os mentores participantes são Eric Osei, Christos Kritikos, Kabeer Chawla, Nuno Veloso, Nicolas Bry, Jovin Hurry, Jini Sebakunzi, Andrew Herweg, Sameer Jooma, Sean Clancy, Jesus Kiteque, e Ali Mohdi.

As 15 startups seleccionadas

O segundo grupo de startups seleccionadas para esta segunda fase do programa SAIS IRP é composto por:

  • We Deliva SA. – Deliva é uma Plataforma de Encomenda e Entrega de Alimentos que fornece aos Clientes, Motoristas, Restaurantes e Grossistas ferramentas para expandir e escalar os seus negócios.
  • Sparco Inc. – especializada na construção de ferramentas para permitir às empresas recolher dinheiro dos seus clientes em qualquer lugar e também dar acesso a um conjunto de empresas de entregas.
  • Mangwee – uma plataforma móvel de transferência e remessa de dinheiro, que permite às instituições de ensino processar pagamentos.
  • Adongo Blockchain Ltd – Plataforma descentralizada de troca de anúncios online que torna a publicidade digital rápida, fácil, acessível e orientada para os dados.
  • Flamingoo Foods Company Ltd – Utilizando tecnologia de ponta em matéria de clima, a startup prevê que áreas são deficitárias e excedentárias a nível alimentar e reage proactivamente à insegurança alimentar.
  • NOBLE AGRITCH – desenvolve tecnologias agrícolas de baixo custo e feitas à medida, utilizando recursos disponíveis localmente para aumentar a produtividade.
  • Genietech Group ( beautyApp) – Plataforma de orientação para a escolha de produtos e serviços de beleza, ligando os requerentes de serviços ou produtos de beleza e bem-estar aos seus fornecedores
  • BrillantTS Africa [C32-PEX] – A próxima geração de pagamentos digitais alternativos e plataforma bancária aberta e aplicação móvel para o próximo bilião de milhões abaixo e fora da banca.
  • ACE Smart Technologies Ltd – EdTech fundada na Zâmbia que lançou com sucesso um portal de eLearning em parceria com Zamtel e ECZ com mais de 25.000 alunos.
  • Astech-Congo – Umoja Funding – promete manter os utilizadores ligados às suas escolas ou universidades, onde quer que estejam e em tempo real a partir do seu smartphone graças à Shule online.
  • Masenze Strategic Advisors – Acesso acessível e de baixo custo a informações jurídicas práticas, relevantes e de fácil utilização através de plataformas de chat, tais como o facebook messenger.
  • SUMET – Digitalize a distribuição de FMCG ligando fornecedores e retalhistas informais, poupando o seu dinheiro, esforço e tempo através de IA baseada em dados
  • VOID – Tecnologia e Comunicação – UBI é uma plataforma que liga as pessoas à sua cidade. A qualquer hora e em qualquer lugar, através de soluções que tornam o dia-a-dia simples e directo
  • BANKADA – os pedidos de entrega ao domicílio e de táxis de passageiros são resolvidos num sistema digital. O mesmo táxi que transporta passageiros também entrega mercadorias com mais de 2 Kgs.
  • GWork – Tornamos as equipas remotas nas pequenas e médias empresas(PMEs) mais inteligentes, assegurando que estão continuamente a aprender com o seu comportamento e a melhorar o seu desempenho.

No final de Março, as 15 startups participarão num Roadshow do Investidor onde terão a oportunidade de apresentar os seus projectos e encontrar-se com investidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here