Com o Surround 360, o Facebook volta a atacar o mercado da realidade virtual

2313

Surround

Durante o Mobile World Congress, Mark Zuckerberg fez uma aparição oficial no evento da Samsung para mostrar os últimos desenvolvimentos da realidade virtual na maior rede social da actualidade, o Facebook.

Para quem pensou que o ataque do Facebook para a realidade virtual tivesse acabado por ai, é melhor mudar de ideias. O Facebook anunciou durante a sua cimeira anual para desenvolvedores, F8, o Surround 360, um dispositivo para produção de vídeos em 360º e, como não podia deixar de ser, compatível com a realidade virtual. O Surround 360 tem no seu interior 17 lentes 3D com capacidade de capturar vídeos e transmiti-los para óculos de realidade virtual, como o Oculus Rift.

As câmeras permitem a gravação de alta qualidade. Cada uma das 17 câmeras instaladas no dispositivo podem tirar fotos em 4K, 6K e até em 8K. Como se isso não bastasse, há ainda uma câmera no topo e dois sensores na base que se certificam de que tudo ao redor foi fotografado.

Surround

A carcaça de alumínio do Surround 360 é capaz de resistir mesmo em condições extremas, tornando-a ideal para ambientes “hostis”.
Um detalhe interessante é que, segundo o Facebook, o trabalho de pós-produção, praticamente nulo. Cada câmera possui um sistema baseado em geolocalização, desta forma, a aplicação terá menos trabalho para juntar corretamente todas as partes gravadas.

Essa é a entrada do Facebook para o mercado das câmeras?
Segundo Mark Zuckerberg, esta não é a intenção, o Facebook pretende disponibilizar o Surround 360 , em carácter open source, para que desenvolvedores possam criar novas funcionalidades. O design do hardware e o código de programação envolvido na compreensão e junção das imagens serão disponibilizados gratuitamente no Github. O processo será concluído no segundo semestre de 2016.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui