Tecno e Itel são os smartphones mais vendidos em África; veja o Top 3

1444

Itel e Tecno são os smartphones que mais venderam em África no segundo trimestre de 2022 com uma participação unitária de 48,0%, mantendo remessas estáveis ​​para a região, revelou o mais recente relatório da International Data Corporation (IDC).

Segundo os dados da conceituada empresa, os smartphones da marca da Transion (Tecno, Itel e Infinix) são os preferidos dos consumidores africanos, em segundo lugar está a Samsung com 25,8% e em terceiros estão os aparelhos da Xiaomi, com 6,6%.

O relatório mostra ainda que as remessas de smartphones para a África caíram 7,9% no segundo trimestre de 2022, com uma perspetiva económica negativa, aumento da inflação e escassez de componentes afetando os mercados da região. As remessas de aparelhos mais básicos, sem acesso a dados moveis, no entanto, aumentaram 10,6% no trimestre, onde os preços mais baixos serviram alternativa viável para consumidores com baixo poder de compra.

MAIS: Marca nacional pretende dominar o sector dos smartphones em Angola

Por outro lado, IDC frisa que os três principais mercados de smartphones na África por unidade de participação no segundo trimestre de 2022 foram:

  • África do Sul (16,6%)
  • Nigéria (13,8%)
  • Quénia (7,7%);

No entanto, todos os três viram as remessas caírem no trimestre. As remessas de smartphones para o Egito, que tradicionalmente se classifica entre os três primeiros da região, caíram 62,7% no trimestre, resultando numa participação de mercado de apenas 4,3%, ocupando o sexto lugar no ranking.

Esse declínio acentuado no Egito foi causado por importações restritas de telefones celulares, já que o governo se recusava a aprovar cartas de crédito para bens não essenciais. A escassez de dólares continuou a prejudicar as importações no mercado nigeriano.

Olhando para o mercado africano em geral, os smartphones básicos continuam a ser afetados pela escassez de componentes, enquanto os fornecedores  se concentram cada vez mais  em modelos de gama média e alta em na tentativa de maximizar os  seus lucros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui