Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone (Episódio 04)

0
1063

Nos últimos tempos os smartphones se tornaram aparelhos que não servem somente para fazer chamadas, e nessa mesma ideologia, o seu iPhone tem muitas funcionalidades que o vão manter sempre conectado. A par de enviar mensagens de texto, pode utilizar o iMessages contendo imagens e vídeos para outros usuários iOS, ou então criar uma vídeo-chamada com usuários iOS e OS X com o FaceTime da Apple.

Com o serviço gratuíto do iCloud, você vai poder sincronizar seus calendários, contactos, notas, favoritos e muitos outros dados entre todos os seus computadores e dispositivos. E claro, quando estiver fora de casa, podes utilizar o app Mapas para saber onde realmente estás, bem como criar uma rota curva a curva para onde você quiser ir.

As redes sociais Facebook e Twitter já são integrados no sistema operacional do seu iPhone, para que assim você possa ficar conectado internamente na maioria dos aplicativos e compartilhar fotos com outras pessoas, bem como transferir coisas para usuários do iPhone que estiverem por perto, diretamente e sem a necessidade de conectar-se a uma rede Wi-Fi.

Todas as vantagens que inumeramos acima é adicionado a um sistema moderno, com um design limpo e com visual minimalista. A interface do seu iPhone é projetada para priorizar somente aquilo que estiver fazendo, visto que tem poucos boxes ou caixas. A ideia da Apple é que você pense que os aplicativos trabalham “edge-to-edge”, isto é, um novo conceito em que as apps usam todos os pixels disponíveis na tela. Em suma, é um plano totalmente simplificado, e até mesmo a fonte (tipo de letra) foi substituída pela Helvetica, que meio mundo elogia pela sua fantástica legibilidade.

Com toda essa ênfase na simplicidade, gostaríamos de informa-lhe que há pequenos detalhes que você definitivamente vai se supreender e se encantar, como por exemplo, o modo como os ícones de aplicativos “flutuam” na Tela de Início sobre a foto do plano de funsdo quando inclinas ligeiramente o aparelho, resultando no maravilhoso efeito paralaxe, como se você estivesse olhando para uma caixa com profundidade, em vez de uma tela plana.

Então, no episódio dessa semana do “Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone” vamos dar-lhe uma visão geral sobre os principais novos recursos presentes no iOS 15.

 

 

1 Central de Controle

Para ter acesso rápido a alguns dos controles essenciais do seu iPhone, deslize odedo para cima a partir do rodapé da tela para abrir a Central de Controle. Nessa secção, você poderá ligar/desligar várias funções, como o Wi-Fi e o Bluetooth, ajustar o brilho, usar os controles de reprodução de música ou mesmo mudar para o Modo Avião, funcionalidade essa que desactiva todas as actividades do telefone. Mais não para por aí, visto que há também atalhos para funcionalidades que podem ser úteis, como Câmera, Calculadora, Timer e Lanterna, sem esquecer o acesso imediato ao AirPlay e à função de encontrar dispositivos AirDrop por perto.

 

2 Central de Notificação

Deslize o dedo  a partir do topo da tela para visualizar suas anotações e lembretes, informações de tempo e mensagens a partir de diversas fontes, como as atualizações do Facebook, Twitter e outras. Toque em “Ajustes > Centro de Notificação” de modo a escolher que informações deseja incluir aqui, isto é, que aplicativos podem enviar alertas para você e de que maneiras as mensagens devem vir.

 

3 Janela Multitarefa

Presione duas vezes sucessivas o botão Home para visualizar os aplicativos recentemente utilizados e toque em um deles para abri-lo, visto que essa funcionalidade é muito mais rápido do que tentar localizar o ícone em sua Tela de Início. E por outra, se um desses aplicativos não estiver funcionando corretamente, nesta tela, deslize-o para cima para forçá-lo a encerrar.

 

4 Telas de Início e Pastas

Até ao iOS 6, somente era possível criar até 11 Telas Iniciais, mas desde o iOS 7 já não há limite mais para isso. Nos últimos sistemas operativos os itens de uma pasta agora também podem se estender por mais de uma tela, para que seja possível reunir quantos aplicativos da mesma categoria você quiser em uma única pasta.

 

5 Compartilhamento AirDrop

Essa é uma tecnologia embutida no sistema operativo do seu iPhone, que permite compartiçlhar coisas com outros usuários que usem o iOS por meio de uma conexão direta (ad-hoc). É só ativares o AirDrop na Central de Controle e, começar a enviar ou receber fotos, links e outros tipos de arquivos a partir de uma porção de aplicativos.

CUPERTINO, CALIFORNIA – SEPTEMBER 10: The new Apple iPhone 11 (L) and iPhone 11 Pro (R) are displayed during a special event on September 10, 2019 in the Steve Jobs Theater on Apple’s Cupertino, California campus. Apple unveiled several new products including an iPhone 11, iPhone 11 Pro, Apple Watch Series 5 and seventh-generation iPad. (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

 

6 Segurança Aprimorada

No seu aparelho iPhone o aprimoramento inclui o sendsor de impressão digital Touch ID, localizado sob o botão Home, e que é implementado nos aparelhos desde o iPhone 5S. Com o Touch ID vai poder desbloquear o aparelho e autorizar compras com apenas um toque, sem a necessidade de digitar a senha. Agora, recurso Bloqueio de Ativação da Apple, e que está presente em todos os modelos, significa que mesmo que o seu iPhone tenha sido zerado e todos os dados apagados, o seu dispositivo só poderá ser reativado mediante o seu código de acesso, onde isso quer dizer, que se o seu iPhone for roubado, ninguém mais poderá o utilizar.

 

7 Siri Melhorado

Pressione e segure o botão Home para ativar o Siri, um assistente inteligente que permite controlar o seu iPhone, bem como criar anotações, criar lembretes e muito mais, isso tudo simplemente conversando com ele. De informar ainda que o Siri trabalha a partir de uma conexão com os servidores remotos da Apple, querendo dizer que não é preciso uma conexão com a internet para utilizá-lo.

 

8 App Fotos

Entre todo os aplicativos essenciais que recebem mudanças a cada nova versão do iPhone, o App Fotos é o principal em destaque, onde a partir dele podes organizar automaticamente as suas fotos em “Momentos“, em “Coleções” (fotos tiradas mais ou menos no mesmo local) e em “Anos“. Você pode agora navegar para cima e para baixo, nessa hierarquia, de modo a encontrar a foto que deseja visualizar, ou compartilhar todo o grupo de imagens de uma única vez.

 

9 App Câmera

Também o App Câmera tem recebido muitas melhorias, onde com ele podes criar os filtros “ao vivo”, somente a partir do iPhone 5. Destacar ainda as opções de vídeo, o recurso HDR e fotos panorâmicas presentes em todos os modelos do iPhone, bem como tirar fotos no modo contínuo (Burst), onde podes capturar dez fotos por segundo e escolher automaticamente a melhor imagem entre elas, e onde o restante fica em uma pilha para você rever e escolher aquelas que deseja manter. A partir do iPhone 6 você pode filmar em 1080p a 60 quadros por segundo, gravar em câmera lenta a 240 quadros por segundo e fazer vídeos em tim-lapse, isto é, filmagens em que o tempo parece correr mais depressa.

 

10 O Navegador Safari

Com o browser Safari poderás ter uma ótima experiência de navegação, visto que oferece um campo de busca inteligente unificado, onde você pode digitar um endereço web e fazer pesquisas a partir de palavras-chave. De ressaltar ainda que também é possível colocar páginas nos Favoritos ou salvá-las na Lista de leitura para ler mais tarde, e em modo off-line, quando e onde quiser. Outra funcionalidade fantástica é o recurso Links Compartilhados, que apresenta os links que foram publicados pelas pessoas que você segue no Twitter.

Eis os episódios anteriores:

Episódio 01.

Episódio 02.

Episódio 03.

_____________________________________________________________________

Esse foi o episódio Tek MenosFios dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que tenha um iPhone. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here