Tek MenosFios: Raio-X ao Bitcoin (Episódio 03)

914

O código aberto do bitcoin deu origem a uma comunidade de programadores e usuários da criptomoeda que se apoderou do projecto, melhoraram o protocolo e, desde então, uma série de serviços passou a movimentar a economia baseada na moeda.

A primeira transação feita com bitcoin aconteceu em Janeiro de 2010, exatamente um ano depois da mineração do primeiro lote de moedas. Na ocasião, o dinheiro virtual foi usado para pagar uma pizza que valia 25 dólares, o equivalente na época a 10 mil BTCs.

Nos meses posteriores, os principais usuários da moeda passaram a ser alguns membros do movimento hacker e de grupos políticos de tendências anarquistas ou libertárias. Em suma, o interesse deles no conecito de uma moeda descentralizada e baseada em criptografia, o que a tornava relativamente anônima e criava a possibilidade de financiar projectos que não agradavam às elites financeiras e política, principalmente pelo facto de a moeda não ter qualquer controle estatal ou a regulação de bancos e outros órgãos.

Algumas experiências financiadas pelo dinheiro virtual foram os softwares que permitem a navegação anônima pela internet, como o Tor e a própria Deep Web, mundialmente conhecida como o lado escuro da internet.

Para a comunidade de usuários e programadores do bitcoin, a moeda carrega consigo inúmeras vantagens em relação ao sistema financeiro tradicional e que podem torná-la revolucionária.

A primeira seria o facto de que o bitcoin permite a seus usuários a transferência de valores para o outro lado do planeta instantaneamente e a baixo custo. Um segundo elemento revolucionário é os pagamentos em bitcoin permitirem que o sector de varejo aumente sua margem de lucro fugindo das taxas praticadas por opeadoras de cartões de crédito e bancos nas transações financeiras. Além disso, a moeda hacker possui um enorme potencial político, uma vez que não é regulada pelos bancos centrais, governos ou alguma autoridade monetária. Isso, na visão dos entusiastas, a colocaria à frente dos bancos.

Eis os episódios anteriores:

Episódio 01.

Episódio 02.

__________________________________________________________

Esse foi o episódio Tek MenosFios: Raio-X ao Bitcoin dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira saber mais essa moeda digital. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui