Tens um projeto inovador? Candidata-se ao AfricaTech Awards 2023

1603

Estão abertas as candidaturas para as três categorias – tecnologia climática, fintech e tecnologia de saúde – da segunda edição dos AfricaTech Awards, uma iniciativa para destacar as startups inovadoras em África e que abordam os principais desafios de desenvolvimento ligados às alterações climáticas, cuidados de saúde e inclusão financeira.

Os founders podem candidatar-se até ao dia 23 de março, onde os vencedores dos prémios terão acesso a líderes e executivos de topo na indústria tecnológica e maior visibilidade entre os investidores globais, incluindo a IFC, realizadora do evento e um dos maiores investidores de capital de risco em mercados emergentes.

A edição inaugural dos prémios, lançada no ano passado, atraiu mais de 300 candidaturas de projetos inovadores, com o WEEE Centre a ganhar o prémio de melhor startup na categoria tecnologia climática, o Click2Sure em fintech e o Chefaa em health tech.

Nos últimos tempos, o empreendedorismo tecnológico mostra que pode ajudar a impulsionar o crescimento económico em África e promover a inovação e a competitividade em sectores-chave da economia, incluindo os serviços financeiros, a logística, o comércio, a energia e a agricultura.

O empreendedorismo tecnológico pode ajudar a moldar o futuro de África, contribuindo para os esforços dos países para enfrentar os principais desafios ligados às alterações climáticas, segurança alimentar, resiliência à saúde e inclusão financeira“, disse Makhtar Diop, Diretor Executivo da IFC.

MAIS: Startups nigerianas vencem primeira edição do Africa Tech Awards

No entanto, os ecossistemas tecnológicos da África são mal servidos por investimentos de capital privado, recebendo apenas 1% do financiamento global de capital de risco em 2022. Com iniciativas como os AfricaTech Awards, esperamos ajudar startups inovadoras a atrair mais investimento privado, mostrando as oportunidades dinâmicas e crescentes no sector de tecnologia do continente“, finalizou.

Os AfricaTech Awards 2023 fazem parte da estratégia da IFC para apoiar ecossistemas tecnológicos em mercados emergentes, fornecendo às startups o capital, a experiência de mercado e as redes de que precisam para escalar. Em novembro de 2022, a IFC anunciou uma plataforma de capital de risco de US$ 225 milhões para apoiar empreendedores de tecnologia na África, Oriente Médio, Ásia Central e Paquistão. Além disso, a IFC recentemente expandiu o IFC Startup Catalyst Program em US$ 60 milhões para ajudar fundos semente, incubadoras e aceleradoras a financiar e orientar startups em estágio inicial e prepará-las para investimentos em estágio posterior.

Os vencedores dos Prémios AfricaTech serão anunciados na Viva Technology 2023, de 14 a 17 de junho, em Paris. A Deloitte, parceira de conhecimento, ajudará a selecionar as 15 melhores startups em cada categoria de sector. Após uma segunda rodada de revisão pelo painel de jurados da premiação, as três melhores startups de cada categoria serão convidadas a se juntar à Viva Technology em Paris e apresentar as suas soluções inovadoras diante de uma audiência global de investidores, representantes do governo e executivos de tecnologia de ponta.

Para obter mais informações sobre o AfricaTech Awards clica em aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui