Uíge acolhe primeiro Fórum Provincial de Governança da Internet

434

A província do Uíge vai acolher o primeiro Fórum Provincial de Governança da Internet, a decorrer no dia 10 deste mês, no Cine Ginásio.

O evento surge três meses após a expansão desta iniciativa do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), ter sido anunciada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, durante o primeiro Fórum de Governança da Internet em Angola, realizado em Luanda.

Pelo que foi revelado pela organização, o fórum provincial prevê, para a sessão da manhã, uma apresentação sobre o “Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade Moderna” e duas mesas-redondas sobre “A importância da Internet na Sociedade Moderna e a Promoção do uso Responsável e Inclusivo da Internet”, e “Os desafios da Inclusão Digital e o Acesso às Tecnologias de Informação para a Província”.

Para a sessão da tarde, está previsto um seminário de capacitação sobre cibersegurança para não especialistas, assim como uma apresentação sobre “Internet Segura: Desafios da Segurança e Privacidade na Vida Digital” e ainda o ato de entrega dos certificados aos participantes do seminário.

Para o INFOSI, a criação de um fórum de governança da Internet em Angola é justificada pela importância da Internet na sociedade moderna, com benefícios que vão desde o desenvolvimento económico até à proteção dos direitos e liberdades dos cidadãos.

 “Desde logo, ao nível da tutela contamos com o apoio institucional do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias da Informação e Comunicação Social”, acrescentam os organizadores e ressaltando que o mesmo contará com o patrocínio de entidades públicas e privadas.

Os seminários de cibersegurança serão extensivos aos Governos Provinciais de Benguela (no dia 12 de julho), da Huíla (15 de julho) e Huambo (2 de agosto).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui