Universidade de Cabo Verde recebe comunidade Wikimedista

0
397

A Universidade de Cabo Verde recebeu na última terça-feira, 31, um evento da Associação Wikimedia Portugal, focado na presença do país nos projetos da maior enciclopédia colaborativa online, a Wikipédia.

O evento foi conduzida por Rute Correia, wikimedista em Residência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), e que atualmente lidera uma pesquisa sobre necessidades de capacitação das comunidades Wikimedia em Cabo Verde.

Tendo como base o foco na presença de conteúdos sobre o país nos projectos Wikimedia, nomeadamente Wikipédia, Wikimedia Commons e Wikidata, o evento incindiu sobre a incursão pelas iniciativas já existentes no arquipélago das dez ilhas nestas plataformas, explorando as potencialidades de criação de conteúdo e espaço para uma pequena demonstração de edição em tempo real.

MAIS: Cabo Verde. Movimento na Rede interbancária sobe para mais de 101 milhões

Esse evento da Associação Wikimedia Portugal é integrado numa visita de campo de investigadoras ligadas ao projecto TechNetEmpire, da NOVA FCSH.

De informar que a Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue de licença livre e escrita de forma colaborativa, lançada em 15 de janeiro de 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger. Listada como o quinto site mais popular do mundo pela Google Inc, em 2011, “apenas cerca de 20% do seu conteúdo é sobre mulheres e pessoas não binárias e menos de 13% das pessoas que editam a enciclopédia online estão nesse perfil. Apesar de não termos dados específicos sobre pessoas negras na plataforma, sabemos que o perfil médio do editor da Wikipédia são homens, brancos, jovens do norte global”, indicou o coletivo feminino Wiki Editoras Lx à BANTUMEN, aquando da realização da realização de um encontro de edição conjunta, em Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui