Benguela realiza inquérito sobre literacia financeira

631

A província de Benguela está nesse momento a realizar um Inquérito sobre Literacia Financeira (ILF), com duração de quatro meses, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Banco Nacional de Angola (BNA).

Segundo o que foi revelado, o  inquérito que teve início em Abril e deve decorrer até 31 de Julho, é suportado por um supervisor, cinco inquiridores, um cartógrafo e um motorista, e onde se enquadra no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022). O ILF incide sobre amostras representativas de toda a sociedade angolana, esperando-se a obtenção de informações que devem definir a implementação de programas de promoção do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

MAIS: Shapers Talks: Literacia Financeira é destaque da 1° edição de 2022

Para José Maria, director do INE em Benguela e falando aos jornalistas, disse que o inquérito vai disponibilizar dados estatísticos para o desenvolvimento do observatório de inclusão financeira, que comporta o cálculo de índice de literacia financeira, índice de inclusão financeira e taxa de bancarização de Angola, contribuindo para o aperfeiçoamento da monitorização do sistema financeiro.

De informar ainda que o ILF vem também para dar suporte aos programas sectoriais do Governo, contribuindo assim para a tomada de decisões e fornecendo informação para os indicadores dos Objectivos do Desenvolvimento sustentável (ODS), em particular o seu indicador 8.10.2 – proporção de adultos com 15 ou mais anos de idade com conta bancária. Realçar que as informações a serem colhidas estão os dados de características demográficas, frequência escolar, situação laboral, empreendedorismo, rendimentos, bem-estar financeiro, protecção do consumidor, poupança e investimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui