Ai Que Saudade: “Microsoft Windows XP”

0
4897

windowsxp

Windows XP é um dos sistema operativos da Microsoft mais usado no mundo (isso se não for o mais usado).

A Microsoft no dia 04 de Abril de 2016 completou 41 anos de existência, e em 08 de Abril de 2016 o Microsoft Windows XP completou 2 anos desde que a Microsoft deixou de dar o seu suporte. Isso quer dizer, que qualquer pessoa que insistir ou estiver a usar o XP, e descobrir um erro gravíssimo, a Microsoft não irá lutar para solucioná-lo.

Embora tenha migrado para um MacBook Air 13 rodando o Mac OS X El Capitan, eu ainda tenho um Dell D610 guardado com o Windows XP Pro com Service Pack 2.

dell d610 rodando windows xp

O Windows XP foi lançado em 2001. Foi o Windows mais usado no mundo e até em 2011 ainda estava em 75% dos computadores, embora que tenha parado de receber suporte em 08 de Abril de 2014 , não é de admirar que ele ainda esteja em um bom número de computadores nos dias de hoje.

Como o Windows XP o Office 2003 também parou de receber suporte da Microsoft. Resta-nos apenas relembra o sucesso e alegrias que ele nos deu, sem esquecer das frustrações  que passamos com o seu famoso “Erro Azul”.

Fique com algumas curiosidades do queridinho Windows XP.

  • O Windows XP foi desenvolvido num período de aproximadamente dois anos 1999 à 2001 e neste período do seu desenvolvimento ele tinha o codinome de Whistler, o XP do Windows significa eXPerience.
  • Sistema necessário para o Windows XP Home Edition e o Professional Edition

Componentes:
Processador: Mínimo 233MHz, Recomendado 300 MHz ou maior;
Memória: 64 MB RAM (performance e outros recursos limitados), 128 MB RAM ou maior;
Adaptador de video e Monitor: Super VGA (800 x 600) ou superior
Espaço livre no disco rígido: 1,5 GB ou mais,
Drives: CD-ROM/DVD- ROM
Controles: Teclado e Mouse
Outros: Placas de Som, Alto-falantes

  • Bliss, o Wallpaper Default do Windows XP (Ambiente de Trabalho). Este lugar realmente existe, foi uma foto feita por Charles “Chuck” O’Rear em 1996 e depois vendeu para a Microsoft por uma quantia não revelada, mas aparentemente, é um dos mais alto preço já pago por uma única foto.

Windows XP Defaul Wallpaper_ambiente de trabalho

  • O lançamento oficial do XP foi no dia 25 de outubro de 2001 com duas verções, o Microsoft Windows Home Edition, designada especificamente para usuários domésticos, e o Microsoft Windows XP Professional, designada especificamente para empresas e usuários mais experientes. Sendo que o XP Pro vem com mais recursos do que o Home.windows xp_home edition_ windows xp professional
  • Para alem das versões citadas acima, com o tempo apareceram outras versões e modificações:

Windows XP Starter Edition (com vendas restringidas para alguns países) é uma versão de baixo custo do Windows XP avaliada para países em desenvolvimento como Tailândia, Turquia, Malásia, Indonésia, Índia, Colômbia, Brasil, Argentina, Peru, Bolívia, Chile, México, Equador, Uruguai e Venezuela. Ele é muito similar ao Windows XP Home, mas está limitado com hardware específico e só pode rodar 3 programas em 3 janelas por vez e outros recursos foram removidos ou desativados por padrão. Segundo a Microsoft o Starter Edition é “uma introdução ao sistema operacional Windows XP de baixo custo designada primeiramente para Desktops de usuários em países emergentes”.

Windows XP Edition N (vendido apenas na Europa, sem o Windows Media Player Instalado) em Março de 2004, a comissão Europeia multou a Microsoft em 497 milhões de euros (704 milhões de dólares) e ordenou a Microsoft  que providenciasse as versões do Windows com o Media Player Instalado.

Windows XP K (vendido na Córeia, sem o Windows Media Player Instalado)

Windows XP KN (vendido na Córeia, sem o Windows Media Player Instalado e o Windows Messenger)

O Windows XP K e KN, em Dezembro de 2005, a comissão Coreana de Comercio Justo ordenou a Microsoft a disponibilizar edições do Windows XP e Windows Server 2003 que não contenham o Windows Media Player ou o Windows Messenger. Tal como a decisão da Comissão Europeia, esta decisão foi baseada no argumento de que a Microsoft tinha abusado da sua posição dominante no mercado a empurrar outros produtos para os consumidores.


Suporte e Service Packs:

A Microsoft com o decorrer do tempo lançou 3 Service Packs (pacotes de serviços) para corrigir alguns erros e adicionais novos recursos.

  • Service Pack 1 (SP1): 09.09.2002 – 10.10.2006, Sendo que o recurso mais notado neste SP foi o suporte a USB 2.0
  • Service Pack 2 (SP2): 06.08.2004 – 13.07.2010, o SP2 de codinomes “Springboard” com maior ênfase na segurança, ele adicionou novas funcionalidades ao XP, incluindo a instalação de um firewall, suporte à rede Wi-Fi, bloqueador de pop-up no Internet Explorer, e suporte ao Bluetooth. Um dos maiores recursos de segurança adicionados foi o Windows Firewall que estava ativado por padrão. Outras novidades incluídas no pacote foram o Windows Media Player 9, o DirectX 9.0c e o Windows Movie Maker 2 com uma nova interface, efeitos de vídeo e opções que foram incorporadas ao programa.
  • Service Pack 3 (SP3): 06.05.2008 – 09.04.2014, O Service Pack 3 do Windows XP contém 113 atualizações de segurança e 958 correções . Está actualização não veio com o Windows Internet Explorer 7 nem mesmo  o Windows Media Player 11.

Ciclo de vida do XP e seus Respectivos Service Packs

Mesmo após o lançamento do Windows Vista dezembro de 2008 a janeiro de 2009, o Windows XP esteve disponível no mercado por um período de 12 a 24  meses . Em 14 de Abril de 2009, a Microsoft estendeu o período de suporte do Windows XP até o ano de 2014. No entanto, em Janeiro de 2014 a Microsoft afirmou em seu Blog que os programas Antivírus e Anti-Malware da Microsoft como o Microsoft Security Essentials estarão em suporte com o Windows XP até Julho de 2015. Veja baixo as datas encerramento que a Microsoft chegou de anunciar:

  • Windows XP RTM (sem Service Pack): suporte finalizado no dia 30 de Setembro de 2004.
    Windows XP Service Pack 1: fim de suporte, 10 de Outubro de 2006.
    Windows XP Service Pack 2: fim de suporte, 13 de Julho de 2010.
    Windows XP Service Pack 3: fim de suporte, 09 de Abril de 2014 junto com o Office 2003 SP3.

Windows XP teve o final do seu suporte no dia 8 de Abril de 2014. Mesmo assim, alguns programas como o Security Essencials apenas terão o fim do suporte mais tarde. Windows XP encerrado oficialmente em 14 de Julho de 2015, juntamente com os seus programas Anti-Malware e Antivirus da Microsoft como o Security Essentials.


Para fazer um Especial XP, esté artigo que estas a ler foi escrito no Notepad do Windows XP Professional Versão 2002, Service Pack 2.
Win_XP_Pro_ambiente de trabalho

Após 13 anos como o  sistema operacional principal em milhares de computadores, ela acabou de completar 2 anos desde que a Microsoft abandonou o seu suporte. O XP foi um sistema revolucionário no mundo da tecnologia. Embora algumas pessoas ainda utilizam, não é aconselhável já que há muitos hackers que estão a aproveitar-se destes usuários mais leigos e que utilizam sistemas mais antigos ou não atualizados, e com poucos conhecimento para realizarem um ataque. Eu apenas utilizo para executar tarefas simples, como ouvir algumas músicas e por pura diversão, ou recordar alguns programas, como disse mais acima o meu laptop principal é um MacBook 13.

Devemos é ouvir o conselho da Microsoft e Desligar o XP, seja qual for a versão. É o Fim de uma Era.

windows xp desligar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui