Web Summit 2024: tendências da tecnologia começaram hoje a ser debatidas no evento

406

A capital portuguesa transformou-se no epicentro global da tecnologia com a abertura do Web Summit 2024. A organização conta que até ao final do evento, mais de 70 mil  visionários, empreendedores, investidores e entusiastas da tecnologia se reunam para quatro dias de debates, networking intenso e apresentação de ideias inovadoras que moldarão o futuro.

Um dia com grandes nomes de Portugal

O primeiro dia do evento já demonstrou a magnitude e o impacto do Web Summit.  A primeira apresentação envolveu Luís Montenegro (Primeiro Ministro Governo de Portugal) Carlos Moedas ( Presidente da Câmara Municipal de Lisboa) e Paddy Cosgrave (CEO & Fundador Web Summit). O grande destaque foi o facto de Lisboa ter sido escolhida como a Capital Europeia da Inovação, com grandes startups a migrarem para aquela cidade.

Créditos da foto: David Fitzgerald/Web Summit via Sportsfile.

Após a abertura oficial, o painel principal do Web Summit 2024 focou na sustentabildiade energética, com o tema: “Transformando dióxido de carbono (CO2) em combustível de aviação“. Para partilhar a experiência da sua empresa esteve Etosha Cave (co-fundadora da Twelve) e Amy Nordrum (Directora Executiva da MIT Technology Review). Etosha revelou que a sua empresa começou a fase de pesquisa para escalar a produção de combstível de aviação apartir do dióxido de carbono, com objectivo de reduzir a dependência desse segmento do Petróleo. A Twelve, empresa gerida por Ethosa Cave, conseguiu angariar mais de 650 milhões de USD, com os investidores a verem uma oportunidade de se acelerar as viagens para outros planetas, usando um recurso existente até em Marte (o dióxido de carbono).

Créditos da foto: David Fitzgerald/Web Summit via Sportsfile.

Em seguida o foco foi para Inteligência Artificial, com o debate “IA:Quem decide nosso futuro?”. No palco estiveram Max Tegmark (Presidente do Future of Life Institute), Thomas Wolf (Cofundador e director científico Hugging Face) e Nicholas Thompson (CEO da The Atlantic). Neste debate ficou clara a necessidade de regulamentação da Inteligência Artificial, pois as consequências positivas ou negativas do uso dessa tecnologia, dependerão das acções actuais para prevenir o uso da IA para cometer actos criminosos.

Para finalizar, houve um painel sobre Cultura Vs comércio liderado por Pharrell Williams (Artista e Empreendedor) e Frank Cooper (CMO da Visa). O artista norte-americano partilhou a sua experiência sobre inovação, criatividade e gestão eficiente de recursos humanos, algo essencial na industria tecnológica.

Créditos da foto: David Fitzgerald/Web Summit via Sportsfile.

Ficou claro que os tópicos para os demais dias de evento estarão centrados em:

  • Regulação: um dos tópicos focados, inclusive pelos governantes portugueses durante a abertura do evento foi sobre papel dos governos na regulação tecnológica e as responsabilidades das grandes empresas do sector
  • Inteligência Artificial: A inteligência artificial será um dos temas em destaque, com especialistas a indicar as diversas áreas de actuação, desde a saúde até a indústria.
  • Sustentabilidade e tecnologia: várias empresas prevêm apresentar soluções inovadoras para combater as mudanças climáticas e construir um futuro mais verde.

O palco para as startups

O Web Summit também é uma excelente oportunidade para startups mostrarem seus produtos e serviços a investidores e potenciais parceiros.

Com a presença de mais de 1000 investidores, o evento tem sido o foco de várias startups que tentam encontrar investimentos para seus projetos. Este ano teremos vários representantes angolanos a tentar o mesmo feito.

O Regresso do fundador

Depois de ter renunciado em 2023, devido a comentários que se tornaram polémicos, o fundador do WebSummit, Paddy Cosgrave voltou a liderar o evento. A saída ocorreu após Paddy Cosgrave publicar uma declaração sobre o conflito entre Israel e Hamas na Palestina, que ele deixou bem claro a posterior que refletia apenas as suas opiniões e não da organização do evento.

A voz dos líderes

Líderes de grandes empresas como Microsoft, Google e Meta voltam a marcar presença no evento, com intuito de partilhar as suas visões sobre o futuro da tecnologia e os desafios que o sector enfrenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui