Windows 11 a caminho: Saiba agora se o seu computador é compatível com o novo sistema operativo

0
1697

Já é sabido que o Windows 11 será atualizado gratuitamente nos computadores que usam atualmente o Windows 10, mas poucas pessoas sabem que existem algumas obrigatórias especificações de hardware para que o software possa ser instalado sem preocupações.

É já no dia 5 de outubro, Terça-Feira, que vai ser lançado o novo sistema operativo da Microsoft, o Windows 11, e que vem com o rótulo de melhorar no design, nas ferramentas e principalmente na segurança. O tal aguardado software vai ser disponibilizado gratuitamente como uma atualização aos computadores que usem o Windows 10. Mas existem um porém: deve-se  ter em conta os requisitos necessários para que possa fazer a sua instalação sem problemas.

Se tiver um computador recente, lançado nos últimos dois ou três anos, não deverá encontrar problemas nas especificações de hardware. O problema é mais para os computadores mais antigos, principalmente no que diz respeito ao chip de segurança TPM, que no Windows 11 obriga à versão 2.0. Para isso, deve-se ter um processador com pelo menos 1 GHz de velocidade, com dois ou mais núcleos, a 64 bits. Quanto à memória tem de ter pelo menos 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.

Outros tipos de configurações mais avançadas  é ter BIOS UEFI com boot seguro, e como já falamos acima, TPM 2.0. O TPM, abreviação de Trusted Platform Module, é um chip de segurança embutido nas motherboards que aumenta a segurança do sistema operativo. Sobre à placa gráfica (GPU), ela tem de ser compatível com DirectX 12.

Temos que informar também que inicialmente o Windows 11 não pode ser instalado em offline, ou seja, é obrigatório ter uma ligação à internet e respectiva conta Microsoft. Por fim, mas não menos importante, o ecrã do computador deve ter pelo menos 9 polegadas e uma resolução de 720p.

MAIS: OFICIAL: Windows 11 será lançado no dia 5 de outubro

Salientamos também que no caso de não ter um computador compatível com o Windows 11, e não tiver nos seus planos a aquisição de um novo PC ou um upgrade à sua máquina, a Microsoft vai continuar a manter o Windows 10 ativo por mais alguns anos. Ou seja, poderá continuar a utilizar o Windows 10 (nas versões Home, Pro, Pro Education e Pro for Workstations) até 14 de outubro de 2025, data do fim do suporte oficial da Microsoft.

De informar ainda que a Microsoft não pretende bloquear os computadores antigos de atualizarem para o novo sistema operativo, mesmo que estes não estejam na lista. Mas os utilizadores não vão poder fazer da forma automática, será necessário fazer o download do ficheiro ISSO, de forma não oficial e instalar manualmente. Mas isso não livra de receber mensagens a avisar que o computador não é suportado.

Baixe a ferramenta oficial da Microsoft para validar se o seu computador pode receber o Windows 11

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here