Workshop auxilia jornalistas à adoptarem melhores práticas no uso das TICs

0
371

A Isenta S.A. e a Pentinalli Consultoria e Investigação, empresa especializada em investigação e mitigação de riscos cibernéticos, realizaram no dia 16 de Junho, a primeira edição do workshop sobre crimes cibernéticos, dirigido a profissionais da comunicação social. Diante da urgência de se aumentar do nível de consciência do público em geral e das empresas sobre a importância da segurança cibernética e da protecção de dados, este workshop visou partilhar conhecimento sobre segurança digital e sobre as boas práticas relativamente à protecção de dados.

Considerando o papel chave dos jornalistas no processo de formação e educação da nossa sociedade, o workshop serviu para clarificar vários conceitos que poderão facilitar o tratamento jornalístico de casos como burlas, roubo de identidade, clonagem de cartões, entre outros ataques que têm ocorrido em Angola.

De acordo com o prelector, Hélio Pereira, Angola deve começar a discutir com mais seriedade a questão dos crimes cibernéticos, num momento em que se observa um aumento de notícias sobre este tipo de crimes. “A hiperconexão e o confinamento provocado pelo novo Coronavírus, criou um ambiente favorável aos crimes cibernéticos. Infelizmente passou a ser uma situação cada vez mais usual e, nos dias que correm, existem pessoas que não têm a real noção do perigo que incorrem quando estão na Internet”, aclarou Hélio Pereira.

Num momento em que se registam muitos ataques dirigidos a instituições públicas, empresas nacionais e cidadãos particulares, é urgente elevar a conscientes individual, das empresas e das autoridades relativamente à avaliação, educação e promoção da segurança cibernética. Participaram no Workshop jornalistas dos mais distintos órgãos de comunicação, Gestores de Comunicação e especialistas em Marketing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here